Foto: Divulgação/PMAR

Após a ampla repercussão negativa do caso do menino Ruan de Castro, 11, eletrocutado após pisar em um cabo de alta tensão caído de um poste no Parque das Palmeiras, a prefeitura de Angra dos Reis decidiu convocar diretores da distribuidora Enel para debater as muitas queixas contra a empresa na cidade. O próprio prefeito angrense, Fernando Jordão (PL), coordenou o encontro que teve ainda representantes da Defesa Civil, Procuradoria do Município e das secretarias de Obras e Saúde. A prefeitura reiterou na ocasião que vai entrar com Ação Civil Pública contra a Enel por causa da suposta falta de manutenção no poste em que o adolescente foi ferido.

De acordo com a prefeitura, a diretora de Relações Institucionais da Enel Rio, Andréia Câmara e o responsável pela empresa no Sul Fluminense, Frederico Saad, acompanharam os relatos da prefeitura sobre problemas com abastecimento, manutenção e socorro a emergências.

O menino Ruan segue hospitalizado no Hospital Estadual Alberto Torres, em São Gonçalo, para seguir com o tratamento contra as lesões causadas pelas queimaduras do choque. De acordo com a Enel, o hospital que atende o adolescente é de referência e as despesas com hospedagem e transporte da família estão sendo pagas pela companhia. Para o prefeito, porém, esta atenção é pouca.

— O acontecimento com o Ruan é inadmissível, sendo fruto de inúmeros erros que a companhia vem causando na cidade de Angra. Neste momento, nossa prioridade é a saúde da criança e o atendimento que ela e sua família vêm recebendo por parte da Enel — comentou Fernando Jordão.

Uma advogada representante da família de Ruan acompanhou parte da reunião para apresentar dúvidas e pedidos dos familiares. O secretário municipal de Saúde, Glauco Fonseca, afirmou que a secretaria está acompanhando o caso.  

Entre as queixas da prefeitura contra a Enel estão a necessidade de melhorias nos postes, simplificação dos serviços e as recorrentes quedas de energia em algumas localidades, incluindo a Ilha Grande. 

Um comitê integrado pela empresa e as secretarias municipais vão coordenar o atendimento das demandas e a manutenção emergencial. O município sugeriu que a Enel faça campanhas de utilidade pública sobre os canais disponíveis para a população enviar reclamações, sugestões e tirar dúvidas sobre os serviços da companhia. 

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