Moradores tiveram encontro com secretários municipais de Angra | Foto: Divulgação/PMAR

Secretários municipais e funcionários da prefeitura angrense voltaram ao Parque Belém na última segunda-feira, 7, para a última fase dos encontros do programa Comunidades de Angra (PCA). Nesta etapa foram apresentados à comunidade, as ações imediatas que o governo municipal fará no bairro em resposta aos pedidos apontados pelos moradores durante a fase de escuta da comunidade. No Parque Belém, os pedidos imediatos foram de mais médicos nas unidades de saúde, facilidade para agendamento de consultas, ações culturais, cursos profissionalizantes e a polos esportivos (escolinhas). A prefeitura de Angra promete atender a tudo isso a partir de setembro.

Para os pedidos por médicos e consultas, a secretaria de Saúde afirmou que fará cadastro da população e um estudo de georreferenciamento visando a abertura de mais uma equipe de Saúde da Família (ESF) com mais um médico em atendimento integral (40h). Em julho, uma nova médica já teria sido contratada para a vaga de médico da família, aumentando a oferta de atendimento na unidade ESF já existente.

No ponto do esporte e lazer, a prefeitura afirma que já em setembro, o bairro ganhará polos de basquete, futsal e vôlei. As inscrições precisam ser feitas na sede da secretaria de esportes, no Estádio Municipal, no Balneário. O bairro também vai ganhar um campo de futebol society. As obras neste caso começam ainda em agosto.

O governo municipal também informou que entre os dias 25 a 27 de setembro haverá mutirão de castração animal na comunidade. A dificuldade de castração dos animais domésticos foi um dos problemas no bairro apontados pelos moradores.

Por fim, em relação a cursos profissionalizantes, outro item demandado pela comunidade, a prefeitura prometeu abrir vagas para cursos de formação profissional nas áreas de mecânico de refrigeração, soldador, manutenção de motores de popa e costura básica. Esta ação ficará a cargo da secretaria de Desenvolvimeento Econômico, porém, sem data para conclusão.

Como o PCA não tem recursos próprios no orçamento, todas as ações dependem de integração com as diversas secretarias municipais. O próximo bairro em que haverá apresentação do plano de ação será a Vila Nova (antiga Tararaca). Durante agosto, agentes da prefeitura estão na região do Campo Belo e Japuíba.

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é um jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine o Tribuna Livre neste link e fortaleça nosso trabalho.

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome