Cais da Vila do Abraão vai ganhar cobertura permanente | Foto: Reprodução

A prefeitura de Angra dos Reis fará ainda este ano, a reforma e ampliação do cais turístico da vila do Abraão, na Ilha Grande, principal porta de entrada de turistas e visitantes ao local. O anúncio de reforma do cais foi feito em reunião com representantes da comunidade no último dia 12, quando a ilha recebeu o último navio dos 76 que desembarcaram em Angra dos Reis na temporada de cruzeiros 2022/23.

O secretário de Governo de Angra, Cláudio Ferreti, e o presidente da Fundação TurisAngra, Marc Olichon, explicaram as etapas da obras inclusive a representantes dos operadores turísticos, meios de hospedagem, operadores de embarcações de transporte e, claro, aos moradores da ilha, que também utilizam o cais. 

— A reforma do cais é importante para o morador e para o turista e será feita com recursos da TurisAngra, que são arrecadados com os navios e a renda que os turistas deixaram na cidade. Vamos investir este dinheiro em melhorias para o morador e para a ilha. A obra começará em junho para ser concluída até setembro. Quando chegar a alta temporada novamente, o cais estará completamente reformado — explicou Marc Olichon.   

A reforma é um pedido recorrente dos moradores, já que o cais de turismo do Abraão é muito utilizado o ano todo e passa por pequenos reparos regularmente. Uma das mudanças será a instalação de um pergolado com cobertura fixa e uso de madeira ecológica. A obra trará grande benefício para todos e deverá custar cerca de R$ 2 milhões.

— Teremos um cais para atender aos moradores e o turista vai ter uma boa entrada aqui. A TurisAngra vai poder contar com a gente em todo esse processo — garantiu o marinho Ademar de Souza, radicado no Abraão, em depoimento ao setor de comunicação da prefeitura.

Vila do Abraão será tema de documentário
Esta semana, o governo municipal também anunciou que a Vila do Abraão será tema de um documentário produzido pela revista Destinos do Rio, em parceria com a prefeitura angrense. Com foco na comunidade, a produção tem previsão de estreia para o mês de julho.

— O estado do Rio de Janeiro comporta a geografia do planeta inteiro em um único estado, com montanhas, lagos e outras belezas naturais. A nossa missão é fomentar cada município do Rio para que nosso estado seja o que ele merece ser — comentou Luciano A. Azevedo, fundador da Destinos do Rio.

O documentário pretende mostrar a evolução da Vila do Abraão nos últimos 300 anos, apresentando toda a sua transformação, no que os produtores chamam de ‘Paraíso na Terra’, explorando a história e cultura da Vila, desde que era vila de pescadores até se tornar um destino turístico popular.

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é um jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine o Tribuna Livre neste link e fortaleça nosso trabalho.

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome