Agentes abordaram motoristas durante blitzes | Foto: Divulgação/PRF

Agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) interceptaram na tarde da quinta-feira, 19, uma van com pelo menos doze adolescentes indígenas que vinham do município de Maricá e seriam moradores da aldeia guarani em Paraty. O grupo foi abordado em Seropédica durante ação de fiscalização da PRF e detido após a informação da presença de crianças desacompanhadas de adultos.

O motorista e os índigenas estavam sem documentos e voltavam de uma ação de construção de casas em Maricá. Por causa da suspeita de que os indígenas estivessem submetidos a trabalho análogo à escravidão, a prefeitura local informou em nota que o grupo ‘participou de um mutirão’, que seria um hábito da própria etnia.

A Fundação Nacional do Índio (Funai) também informou que o grupo esteve no mutirão iniciado no domingo, 15, para construção de moradias em uma aldeia de Maricá. Disse ainda que os menores estavam sob a guarda de adultos autorizados.

No grupo de 14 pessoas havia três meninas com idades de 14 a 17; duas meninas menores de 14 anos; sete meninos menores e apenas dois maiores de idade. A ocorrência foi encaminhada para a Polícia Federal em Nova Iguaçu, que vai apurar as circunstâncias do caso. Os indígenas foram liberados para voltarem às suas casas sob supervisão da Funai.

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é um jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine o Tribuna Livre neste link e fortaleça nosso trabalho