Agentes constataram uso de máquinas no local | Foto: Divulgação/DD

Policiais militares da vigilância ambiental constataram a veracidade de uma informação repassada pelo programa Linha Verde, do Disque Denúncia (0300 253 1177) sobre a extração irregular de saibro na Prainha de Mambucaba, em Paraty. A ação foi na última sexta-feira, 6.

Munidos da denúncia ao Linha Verde, agentes da Unidade de Policiamento Ambiental (UPAm) do Parque Estadual da Juatinga estiveram em um sítio localizado na Rua A, onde observaram a extração do recurso mineral com indícios de utilização de uma máquina retroescavadeira. Todo o mineral extraído era colocado em montes dentro do terreno, degradando cerca de 800 metros quadrados de área. Ainda segundo a 4ª UPAm, o terreno está no interior da Zona de Amortecimento do Parque Nacional da Serra da Bocaina, infringindo decreto estadual. Diligências foram feitas para localizar os autores ou placas contendo licenciamento, mas sem sucesso. Diante dos fatos, os policiais procederam à 167ª DP (Paraty), onde a ocorrência foi registrada.

Para denunciar crimes ambientais em todo Estado ao Linha Verde, a população pode ligar para o telefone (21) 2253-1177 e para o 0300 253 1177 (interior), ambos com WhatsApp anonimizado, tornando impossível a identificação do denunciante.

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é um jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine o Tribuna Livre neste link e fortaleça nosso trabalho.

Leia mais: