Na tarde da última segunda-feira, 9, o prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, esteve reunido com representantes da Fundação Abrinq para assinar um termo de adesão ao Projeto de Fortalecimento da Estratégia ODS (Objetivo de Desenvolvimento Sustentável), comprometendo-se em fazer a localização do desenvolvimento sustentável nas peças de planejamento estratégico do município.

Durante a reunião, Samuca destacou a importância do projeto no cenário nacional e afirmou que ele condensa todos os principais desafios que os países vão enfrentar para alcançar o desenvolvimento sustentável.

– A Estratégia ODS no município tem um papel fundamental na mobilização e articulação dos diferentes atores sociais que estão envolvidos com o desenvolvimento, contribuindo para que ele aconteça – diz Samuca.

Técnico de Referência dos Municípios do Rio de Janeiro do Programa Prefeito Amigo da Criança, da Fundação Abrinq, Augusto Guimarães disse que a reunião foi muito positiva, e que eles aproveitaram a visita para tratar do Plano Municipal da Infância e Adolescência.

– Trouxemos alguns levantamentos e o prefeito destacou como a assessoria técnica da fundação contribuiu para o processo de planejamento do município, para organizar a política da infância nos próximos anos – comenta Augusto.

Samuca se disponibilizou, dentro do Plano Municipal da Infância e da Adolescência, a buscar a localização do desenvolvimento sustentável e, dessa maneira, aliar os planos municipais a agenda global. O intuito é ser estratégico para um período em longo prazo do município e, consequentemente, para o cenário nacional.

A construção do documento e a implantação de políticas públicas para a criança e o adolescente são pré-requisitos para concorrer ao prêmio Prefeito Amigo da Criança, concedido pela Fundação Abrinq, uma organização sem fins lucrativos que atua em defesa dos direitos e do exercício da cidadania de crianças e adolescentes.

Samuca reafirmou o compromisso de, no final da agenda do programa Prefeito Amigo da Criança, garantir um engajamento da equipe para buscar o reconhecimento junto a Fundação.

– Pegamos como boa prática o projeto “Volta Redonda em Jogo”, onde a equipe da fundação visita o Colégio Getúlio Vargas para entender da metodologia, dos resultados que tem alcançado e como trazer a participação social e o planejamento estratégico para dentro da escola – acrescenta Augusto.

 

 

Fotos: Gabriel Borges / Secom VR

Para assinar o Tribuna Livre, clique aqui.

 

 

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome