PF investiga uma organização criminosa, no estado, especializada em vender ilegalmente áreas da União. | Foto: Divulgação/PF

Em uma operação da Polícia Federal (PF) contra crimes ambientais e extorsão, dois homens foram presos na terça-feira (15) em Paraty, na Costa Verde. A ação faz parte da Operação Terra Devoluta, que abrange todo o estado e visa investigar uma organização criminosa dedicada à venda ilegal de áreas pertencentes à União.

Na operação, foram cumpridos três mandados de busca e apreensão em todo o estado, dos quais dois foram realizados em Paraty. Durante a ação, os agentes apreenderam armas ilegais com os suspeitos.

A investigação teve início após uma denúncia e revelou que o grupo intermediava vendas ilícitas de terrenos com restrições ambientais. De acordo com a PF, após a compra, os compradores eram coagidos a pagar propinas a órgãos públicos de fiscalização para dar continuidade às obras.

A operação também investiga a possível participação de servidores civis e militares que teriam sido aliciados por despachantes para realizar fiscalizações nos locais de venda, pressionando os compradores a efetuar os pagamentos das propinas.

O nome da operação, “Terra Devoluta”, refere-se a terras públicas sem destinação definida pelo Poder Público, que nunca se tornaram patrimônio privado.

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
A missão do Tribuna Livre é levar informação relevante aos nossos leitores. Fortaleça nosso trabalho, assinando a edição impressa neste link.