Na mesma semana em que uma turista estrangeira foi baleada por marginais na comunidade Água Santa, na região da Ponta Leste de Angra dos Reis, o prefeito angrense Fernando Jordão (PMDB) foi ao governador do Estado, Luiz Pezão (PMDB) pedir atenção com a segurança pública na Costa Verde fluminense. A reunião, segundo a prefeitura, já estava agendada e foi acompanhada ainda pelo secretário de Governo do município, Marcus Venissius Barbosa, e o comandante geral da Polícia Militar, coronel Wolney Dias Ferreira.

Jordão solicitou a Pezão um reforço no efetivo da Polícia Militar na região e ações mais frequentes de policiamento no município. Atualmente o 33º Batalhão da PM conta com cerca de 300 policiais para patrulhamento de Angra dos Reis, Mangaratiba e Paraty. O efetivo é considerado insuficiente. O governador Pezão prometeu tomar providências. Foi Pezão quem convocou ao encontro o comandante-geral da PM para que ouvisse os apelos do prefeito.

— Disse ao governador e ao comandante da PM que Angra precisa urgentemente de segurança pública mais efetiva e com ações continuadas de policiamento. Nossa população está sofrendo na pele a intranquilidade de ir às ruas, o medo de ser assaltada e levar um tiro. O governador vai atender aos nossos apelos e já pediu providências. E vamos também pedir ajuda também ao Governo Federal — prometeu o prefeito de Angra.

A violência passou a ser parte da rotina dos angrenses nos últimos anos, com cada vez mais crimes sendo cometidos e cada vez mais apreensões de drogas e armas na região. Está comprovado pelas estatísticas que facções criminosas oriundas da região metropolitana do Estado ocuparam parte do território da cidade, impondo às comunidades uma agenda de medo e insegurança. Em alguns bairros já não é mais possível transitar sem a ‘autorização’ de marginais. Desde 2010, casos dessa natureza vem sendo comunicados à polícia e ao Governo do Estado, com poucos avanços.

A audiência de Fernando com Pezão já estava agendada e tinha outros itens como pauta. Para reforçar a importância política do encontro, Fernando ainda chamou o presidente da Câmara Municipal de Angra, vereador José Augusto (PMDB), para acompanhar a conversa. Segundo Fernando, além do reforço no efetivo da PM na cidade, ele mesmo irá a Brasília pedir o envio de tropas federais ao município.

Siga-nos no Facebook

GOSTOU DESTE TEXTO?

Assine o jornal Tribuna Livre e receba em casa a nossa edição impressa. Veja como assinar em http://www.tribunalivreangra.com.br/novotribuna/assine/

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome