Na tarde da última terça-feira, 27, a Guarda Ambiental de Volta Redonda apreendeu 31 pássaros sem anilha, 40 gaiolas e equipamentos de caça em uma casa no bairro Mariana Torres. A operação foi deflagrada após denúncia efetuada pelo aplicativo FiscalizaVR.

De acordo com o subsecretário de Meio Ambiente, Joaquim Valim, que acompanhou o trabalho de apreensão, a equipe da Guarda Ambiental teve apoio da Polícia Militar durante a abordagem.

– O proprietário dos animais e dos equipamentos apreendidos foi levado para a delegacia em respeito à lei nº 9605/1998, lei de crimes ambientais – explica o subsecretário de Meio Ambiente.

Os pássaros serão encaminhados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), órgão do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama), que fica em Seropédica, município da região metropolitana do Rio de Janeiro.

– Como são animais silvestres domesticados, vão passar por um tempo de adequação no centro de triagem e, quando estiverem adaptados, vão para área de soltura. Por serem muitos pássaros novos, a reintrodução na natureza é mais fácil – acredita Joaquim Valim.

O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, agradece a colaboração dos cidadãos para a melhoria dos serviços prestados pela prefeitura à população do município.

– Por meio do aplicativo FiscalizaVR, qualquer cidadão pode participar. E o andamento das demandas é acompanhado pela plataforma. Dessa vez, quem ganhou foi o meio ambiente, mas pelo aplicativo é possível fiscalizar e cobrar serviços de todos os setores da prefeitura – declara Samuca.

 

 

Fotos: divulgação / Secom VR

Para assinar o Tribuna Livre, clique aqui.

 

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome