O comandate da 2ª CIPM, tenente-coronel Rodrigues | Foto: Divulgação/PMP

A 2ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) em Paraty afirma aguardar apenas uma autorização do Governo do Estado para que moradores da cidade possam testar um aplicativo que conectará a comunidade à base da Polícia Militar local, dando mais agilidade no combate ao crime. O anúncio foi feito na quarta-feira, 16, pelo próprio comandante da unidade, tenente-coronel PM Rodrigues de Freitas, durante evento de comemoração dos dois anos da CIPM na cidade.

O tenente-coronel Rodrigues afirmou que um dos principais feitos alcançados pela corporação foi a redução dos índices de letalidade no município.

— Quando foi criada, a área da 2ª CIPM Paraty tinha índices de até 100 mortes por 100 mil habitantes. A partir do segundo semestre de 2021, por meio de um trabalho conjunto com os órgãos de segurança da prefeitura e com a Polícia Civil, conseguimos baixar para 74 por 100 mil. Em 2022, foram 54 mortes por 100 mil e hoje temos uma projeção de  45 mortos por 100 mil — afirmou ele, reforçando que a redução nos números só foi possível devido à parceria com o Poder Público.

Estes números, segundo ele, são um bom cartão de visitas da cidade, que recebe turistas do mundo inteiro o ano todo. Durante a comemoração do aniversário da 2ª CIPM, o comandante Rodrigues anunciou a criação do aplicativo, sugerido durante reuniões com moradores.

— A ideia surgiu no Conselho de Segurança Escolar. Um diretor ficou em dúvida sobre como entrar em contato com a CIPM, e se falou sobre um botão de acionamento — explicou.

De acordo com o comandante Rodrigues, a sugestão foi que as pousadas e alguns estabelecimentos comerciais tenham o botão instalado em lugar discreto.

— Tem que estar no estabelecimento, mas disfarçado. Se acontece uma emergência, o proprietário ou mesmo um funcionário pode acionar o botão sem ninguém perceber. A informação chega direto na nossa base — disse, acrescentando que a ideia é da 2ª CIPM e que basta que o Governo do Estado autorize para que os testes comecem.

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é um jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine o Tribuna Livre neste link e fortaleça nosso trabalho.

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome