Rios e canais da canais da cidade serão desobstruídos | Foto: Reprodução/PMP

A prefeitura de Paraty está se preparando para o início da segunda fase do projeto Limpa Rio, do governo do Estado, em colaboração com o governo municipal e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea/RJ). A equipe técnica do Inea/RJ e representantes da empresa responsável pelo projeto foram às áreas a serem beneficiadas esta semana. Nesta etapa inicial, o foco das ações será direcionado a três rios que atravessam as principais localidades do município: Pereque-açu, Mateus Nunes e o canal do Jabaquara.

A visita contou com a presença do prefeito de Paraty, Luciano Vidal (MDB), do secretário de Defesa Civil, Claudio Magalhães, e das equipes das secretarias de Obras e Meio Ambiente.

O prefeito Vidal destacou a seleção desses locais com base em sua importância e na necessidade de intervenção durante os períodos mais críticos, mas ressaltou que ao longo do programa, outras áreas rurais, como Taquari, São Roque, Barra Grande, Patrimônio e Novo Horizonte também serão contempladas, conforme pactuado com o governo do Rio.

Nos próximos dias, as máquinas do Limpa Rio chegarão a Paraty para iniciar os trabalhos de limpeza e desobstrução destes canais. O projeto tem apoio do vice-governador e secretário de Estado do Meio Ambiente, Thiago Pampolha (PP).

O secretário Claudio Magalhães explicou que a segunda fase do projeto poderá evitar problemas por até quatro anos mas que é importante cuidar dos leitos e calhas dos rios da cidade regularmente. Ele também destacou a relevância das ações preventivas, especialmente durante a temporada de chuvas, para evitar alagamentos e danos às estruturas das casas. Medidas como a limpeza das calhas e a proteção das encostas desempenham um papel fundamental na prevenção de deslizamentos e inundações.

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é um jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine o Tribuna Livre neste link e fortaleça nosso trabalho.