Reuniões movimentam setores público e privado | Foto: Divulgação/PMP

Uma reunião na semana passada, com a participação da prefeitura, de representantes do Conselho Municipal de Turismo e do Paraty Convention & Visitors Bureau (CVB) deu início à elaboração do Plano Municipal de Turismo (Plamtur), iniciativa que conta com orientação e parceria do Sebrae.

O primeiro encontro serviu para a primeira análise de direcionamento e a atualização do plano de políticas públicas voltadas ao turismo no município, que já existe há alguns anos, fruto da atuação principalmente do poder público na regulamentação e ordenamento de serviços. Mais da metade da receita própria do município de Paraty é oriunda da atividade de turismo. Desde 2017, a cidade está na lista de municípios criativos da Unesco pela Gastronomia e em 2019 foi escolhida patrimônio mundial da Humanidade pela natureza e cultura.

O plano municipal de turismo, após elaborado, deverá ser objeto de lei municipal, com vistas a um posicionamento de longo prazo do turismo local, inclusive e principalmente no que diz respeito ao emrpesariado.

O processo começou pela análise do cenário atual, seguido da implementação de abordagens que orientem a trajetória rumo ao cenário futuro pretendido. Até o final da elaboração do plano haverá seis encontros planejados até dezembro, com previsão de conclusão no início do ano que vem. A reunião também faz parte do Projeto de Desenvolvimento do turismo da Costa Verde, que inclui Angra dos Reis.

Em Angra, o processo de elaboração do Plano Municipal de Turismo será coordenado pela Fundação Municipal de Turismo (TurisAngra) e participação do Angra & Ilha Grande CVB.

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é um jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine o Tribuna Livre neste link e fortaleça nosso trabalho.

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome