Pandemia do coronavírus aumenta interesse pelo serviço de cremação

0
982

O avanço da pandemia de coronavírus em todo o mundo, com muitas vítimas fatais, está despertando a atenção e a curiosidade de muita gente a respeito do serviço de cremação. Em muitos lugares os cemitérios não estão sendo capazes de dar conta do aumento súbito de mortes. Em Angra dos Reis, por exemplo, que também tem poucas vagas em cemitérios públicos e privados, o Crematorium Costa Verde é a opção ao sepultamento convencional.

— Os enterros fazem parte da cultura do povo. Talvez por isso, no Brasil, a cremação ainda seja pouco procurada, só que a Organização Mundial da Saúde exige que as vítimas da Covid-19, por exemplo, sejam cremadas. É uma questão de saúde pública e de cuidado ambiental — explica o diretor do crematório, Edilson França.

Ele conta que o sepultamento convencional gera poluição ao ambiente e que, no caso de morte causada por infecção por vírus e ou por doenças contagiosas, este é um risco a mais para o futuro. Não por acaso, na Europa cerca de 70% das vítimas da Covid-19 estão sendo cremadas.

Custo — O Crematorium Costa Verde ainda não tem sequer um ano de funcionamento em Angra. A unidade foi inaugurada em agosto do ano passado e funciona na Gamboa oferecendo a cremação, junto com transporte do corpo até o local e uma cerimônia de despedida. Depois, em até cinco dias, as cinzas são entregues aos familiares em uma urna de madeira. Há opções de urnas em outros tipos de materiais. Em muitos casos as cinzas serão jogadas no ambiente ou aspergidas no mar, o que é muito comum. Também poderão ser colocadas em peças pessoais como cordões e pingentes.

O serviço já não é mais tão caro, revela Edilson. Hoje uma cremação custa cerca de R$ 3,5 mil, que podem ser pagos antecipadamente em até 20 parcelas. A cerimônia de despedida ecumênica acontece na sede da empresa, num salão para até 30 pessoas, climatizado e equipado com recursos audiovisuais onde podem ser exibidas imagens e vídeos do falecido (a). Todo o serviço segue padrões internacionais.

— Sabemos que é uma despedida mas, com a cremação, oferecemos a chance de ficarmos mais próximos dos nossos entes queridos. Muitas pessoas nos agradecem após o serviço e até surpreendem-se com a situação porque não estão acostumadas — diz o diretor do espaço.

Ossadas — Outro serviço oferecido no local é a cremação das ossadas ou restos mortais, no valor de R$ 2,3 mil. Neste caso também representa um cuidado extra da família já que, após quatro ou cinco anos, estes ossos seriam colocados em urnas coletivas.

  • Para conhecer o Crematorium Costa Verde e os serviços que oferece é só acessar as redes sociais da empresa ou fazer contato direto via telefone no (24) 3021-6950 ou no (24) 99250-1502.

Fotos: Divulgação

Publicado antes na edição impressa do Tribuna Livre (nº 280)

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é o único jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante e de qualidade aos nosso leitores. Assine o Tribuna Livre e fortaleça o nosso trabalho. Para saber como assinar, clique aqui.



Nenhum Comentário