A Ordem Terceira do Carmo, que é a associação religiosa mais antiga em atuação em Angra dos Reis, está completando este ano nada menos que 400 anos de fundação. Em 1593, os frades carmelitas chegaram à cidade e iniciaram as obras de construção do Convento do Carmo. Trinta anos depois fundaram a Ordem Carmelita, iniciando os trabalhos de evangelização e assistência social que duram até hoje.
A associação religiosa hoje segue instalada na Igreja da Ordem Terceira do Carmo, no Centro, onde mantêm obras sociais e celebrações. Já os religiosos frades carmelitas continuam administrando o velho convento e a Igreja Matriz, atual sede da paróquia Nossa Senhora da Conceição.
Para marcar a data festiva, a diretoria da Ordem Terceira iniciou um programação religiosa na sexta-feira, 7, e terá eventos até o domingo, 16. A festividade em honra a Nossa Senhora do Carmo, no domingo, 16, terá missas às 7h e 9h, na Igreja do Carmo; Momento da Graça, às 12h; e missa dos enfermos, às 15h. Às 17h haverá missa solene celebrada pelo bispo diocesano dom Paulo Celso, seguida de procissão pelas ruas do Centro da cidade.
Rica em história e cultura, a programação religiosa da Ordem Terceira tem apoio da secretaria de Cultura. O secretário Andrei Lara destaca a importância dos carmelitas na história religiosa da cidade.
— Angra tem 521 anos de história e os carmelitas estão aqui há 430 anos, servindo a nossa cidade com um trabalho de evangelização e social. Hoje os carmelitas administram as igrejas do Centro e temos os leigos, que fazem parte da associação religiosa, mantendo as tradições e venerando Nossa Senhora do Carmo. Os carmelitas fazem parte da nossa história e da nossa cultura — crê o secretário Andrei Lara.
APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é um jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine o Tribuna Livre neste link e fortaleça nosso trabalho.