Acho que a hora de desenvolver o turismo em Angra dos Reis finalmente chegou. Digo isto porque estou muito otimista e acreditando que as boas notícias não vão parar. No início de fevereiro, por exemplo, a cidade recebeu a visita do próprio ministro do Turismo, Marcelo Álvaro, além do senador Flávio Bolsonaro. É mais um passo importante para fazer andar os projetos mais importantes para o turismo na nossa cidade e eu e a minha empresa estamos fazendo parte disto, não apenas com a torcida, mas com ações efetivas. Não por acaso consegui há alguns meses, que fossem abertas oportunidades de qualificação para guias de turismo.

De tudo que foi apresentado às autoridades (foto), o mais importante é saber que o governo federal agora trabalha para que os projetos realmente aconteçam. Muitas vezes os entraves para o desenvolvimento de qualquer ação estava em Brasília, com a sua burocracia tão enérgica. Parece que agora isso mudou ou está mudando.

O aeroporto é o projeto mais avançado e também o que pode andar mais rápido, exatamente por isso. Só falta a liberação efetiva dos recursos para o início imediato das obras. E a promessa é de que saia ainda no primeiro semestre. Vamos torcer. Este novo público que poderá acessar a cidade por meio do aeroporto se tornará um excelente propagador das boas notícias do turismo na cidade.

Depois a revitalização do Centro de Angra será vital para tornar o ambiente da região central mais atrativo não apenas para os visitantes, é claro. Já temos a riqueza cultural e arquitetônica de nossas igrejas e monumentos históricos. Então podemos aproveitar melhor isso criando um circuito de gastronomia e um passeio público para desfrute de que vem e mora na cidade. Um calçadão, como já existe em outras cidades, seria o ideal.

As ideias estão aí há tempos algumas delas, para serem aproveitadas mesmo. Vamos torcer para que o financiamento e a liberação dos organismos de controle cheguem finalmente. Eu acredito.

Falta representação no turismo de Angra dos Reis

Apesar destas boas notícias, porém, a esta altura eu creio que todas as pessoas que me conhecem ou que apenas leem a coluna aqui no jornal ou no site Tribuna Livre já sabem a importância e o potencial que tem o turismo na nossa região. Eu mesmo sou um empreendedor do setor, que vivo disso, aliás, e por isso mesmo creio neste potencial. No entanto, é forçoso notar que falta ainda representação do setor de turismo na cidade nas principais decisões tomadas pelos governos, obviamente que mais em relação ao município onde residimos. E eu explico.

Quem estiver acompanhando as reuniões que desde o ano passado tratam do turismo na cidade já deve ter reparado que raramente há um empresário do setor envolvido diretamente na preparação destes encontros. Não raro acabamos sabendo pela Imprensa de alguns movimentos e, às vezes, nem a própria autoridade municipal do turismo está em encontros importantes até mesmo em Brasília. Isto causa um hiato, um ‘gap’ entre o que a autoridade fala e o que o setor realmente precisa. Ao gestor público não é realmente obrigatório saber tudo sobre todos os assuntos, mas é obrigatório estar próximo daqueles que sabem. Há esta carência em Angra. Os empresários sentem-se distantes dos tomadores de decisão. Já fiz inclusive esta queixa ao gestor do turismo e ao próprio prefeito, além de propor uma conversa sobre o assunto no âmbito do Conselho Municipal de Turismo.

A falta de representação no turismo de Angra dos Reis é mais um dos vários gargalos a serem superados no caminho do desenvolvimento que todos esperamos para o setor e para o qual temos lutado, inclusive junto com o poder público, lado a lado.

__

(*) Dudu Miler é empresário do turismo náutico, com atuação nas cidades de Angra e Mangaratiba. É membro do Conselho municipal de Turismo de Angra dos Reis, vice-presidente do Angra e Ilha Grande Convention & Visitors Bureau (ACVB) e Amigo da Marinha.

  • Foto: Divulgação/PMAR

Publicado antes nas edições impressas do Tribuna Livre (nºs 268/272)

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é o único jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante e de qualidade aos nosso leitores. Assine o Tribuna Livre e fortaleça o nosso trabalho. Para saber como assinar, clique aqui.

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome