Equipes de fiscalização da secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana de Volta Redonda (STMU) realizaram na última quinta-feira, 2, a fiscalização das linhas de ônibus municipais da cidade. A ação aconteceu na Rodoviária Municipal Prefeito Francisco Torres e no terminal do elevado Castelo Branco, no bairro Jardim Ponte Alta. No total, a fiscalização entrou em 30 veículos, fez 12 notificações e retirou de circulação 11 veículos.
Segundo o chefe da Divisão de Fiscalização de Transportes, Sidnei Souza Costa, dois veículos da linha intermunicipal estavam rodando nas linhas municipais Santa Cruz e Roma II e foram retirados de circulação. Outro veículo irregular retirado foi o intermunicipal que estava fazendo a linha municipal Santa Rita do Zarur.
– Ao todo foram expedidos 11 autos de infração aplicados pela STMU por irregularidades, falta do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), que é um documento de porte obrigatório de acordo com o artigo 133 do Código de Trânsito Brasileiro, banco solto, falta de pneus novos, vazamento de óleo diesel e por conta de veículos fora da linha autorizada – explica Sidnei Costa.
As operações serão rotineiras, na intenção de atender aos usuários do transporte coletivo, que estão insatisfeitos com a qualidade dos serviços prestados por empresas de ônibus no município.
– A fiscalização verificou documentos dos veículos e motoristas, horários e condições internas e externas, como pneus e bancos de passageiros. O objetivo é assegurar a qualidade no atendimento. Estamos recebendo um número muito alto de reclamações dos usuários. Portanto, faremos essas operações de forma constante – afirma o secretário municipal de Transporte e Mobilidade Urbana, Maurício Batista.
Maurício ainda acrescentou que os veículos com irregularidades estão sendo apreendidos e também multados, sujeitos a multas de R$ 1.450,00 por cada apreensão e recolhimento para a garagem.
– Nesses casos, somente depois de a multa ser paga e também atendido o motivo da apreensão, o veículo é novamente inspecionado e liberado, para a empresa voltar com este para a atividade. Então, quanto mais rápido ela atender a notificação feita, mais rápido poderá voltar a usar o carro. Se demorar, o prejuízo maior será dela. O importante é garantir o conforto e a segurança dos usuários. Isto é bom também para os rodoviários, funcionários da empresa que estão trabalhando nas linhas – comenta o secretário.
Fotos: Divulgação / Secom VR
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