Parte das atividades será realizada no Silo Cultural de Paraty | Foto: Divulgação

Começou nesta segunda-feira, 28, e vai até o sábado, dia 3 de dezembro, mais uma edição do projeto Caravana de Ideias em Paraty. A iniciativa cultural é gratuita e idealizada pelo ator e produtor Fabrício Polido e na edição deste ano reunirá artistas, coletivos, pensadores e povos originários – importantes personagens na formação do país e da cidade de Paraty – juntamente com profissionais do Rio de Janeiro premiados nas áreas de contação de histórias, canto, música, cenário/figurino e áudio para a produção de um videoarte sobre a temática do Bicentenário do Brasil.

— O projeto terá seis encontros com 30 participantes selecionados, onde desenvolveremos a pesquisa, criação, produção e coleta de materiais sonoros e visuais para posterior edição e finalização do videoarte ‘Paraty_ reminiscências do Brasil’, que será disponibilizado gratuitamente nas redes sociais e na plataforma digital (Youtube) do projeto Caravana de Ideias — explica Fabrício Polido.

Os encontros em Paraty serão na sede do Instituto Silo Cultural, criado em 2003, por iniciativa dos artistas Luís Perequê e Vanda Mota, uma instituição sem fins lucrativos que visa a valorização da cultura de Paraty, promovendo a arte e a cultura tradicional e contemporânea.

Em paralelo, a Caravana de Ideias também prevê uma pesquisa de campo, que inclui visitas as comunidades de língua tupi guarani, grupos quilombolas, comunidade caiçara, entre outros, para registro videográfico e captação de áudio de depoimentos, cantos, apresentações e trabalhos, para compor o videoarte. Todo o processo de desenvolvimento, pesquisa e criação em Paraty será registrado em formato de vídeo (making off) e disponibilizado nas redes sociais do Projeto. A equipe de profissionais que coordenarão os trabalhos é formada por Fabricio Polido (idealização, coordenação geral e direção artística), José Mauro Brant (contador de Histórias), Janaina Azevedo (música e canto) e Andrea Zeni (captação e edição de áudio) – em parceria com profissionais locais que participaram das oficinas na primeira edição do projeto – Brisa de Souza (produtora local), Bruno Munari (programador visual), João Arierep (registro vídeo e foto) – além do Instituto Silo Cultural, que sediará as atividades.

O projeto conta com patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, através do edital Retomada Cultural RJ 2.

Foto: Divulgação

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é o único jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante e de qualidade aos nossos leitores. Assine o Tribuna Livre neste link e fortaleça nosso trabalho.

Leia também:

http://br918.teste.website/~tribu449/quadrilhas-juninas-de-angra-sao-premiadas-em-edital-do-governo-do-estado/

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome