Em Paraty, prefeito decidiu apostar no adiamento da festa | Foto: Reprodução

Entre as cidades da Costa Verde, só Paraty pretende (até o momento) realizar festejos de Carnaval. Mas nem na Cidade Histórica a festa de Momo será este mês. Em Angra e Mangaratiba não haverá festejos por causa do avanço do número de casos de Covid-19.

Em Paraty, a cautela falou mais alto e diante do crescimento de casos de gripe, a prefeitura optou por reduzir o risco e decidiu adiar os dias de folia para abril. A decisão foi tomada na terça, 25, após reunião entre representantes dos blocos, a secretaria de Turismo e o prefeito Luciano Vidal (MDB). Todos compreenderam a remarcação, em nome da realização do evento com mais segurança.

O Carnaval em Paraty reúne milhares de pessoas em blocos e brincadeiras à moda antiga, atraindo turistas de São Paulo e do Rio de Janeiro majoritariamente. Agora a folia na cidade será no feriado de Tiradentes, 21 de abril, mesma data adotada pela cidade do Rio de Janeiro para os desfiles no sambódromo da capital.

O feriado da sexta-feira de Carnaval será mantido e será decretado ponto facultativo em 22 de abril. Caberá à secretaria de Turismo a definição da programação completa dos desfiles de Carnaval.

— No lançamento do nosso calendário de evento informamos que, se necessário, poderíamos dar um passo atrás. É só um adiamento e tenho certeza de que em abril estaremos em melhores condições de saúde para realizar a folia que a população merece e espera — resumiu o prefeito Vidal.

Em Angra dos Reis, o anúncio do cancelamento total do evento foi curto e simples.

— Tal decisão levou em conta o novo cenário da pandemia de coronavírus no Estado do Rio, com a alta transmissibilidade (..) que elevou o número de casos positivados e internações. Portanto, como vem agindo desde o início da pandemia, o cancelamento do Carnaval visa a proteção da saúde dos moradores — resumiu em nota o governo angrense.

Será o segundo ano sem folia na rua em Angra | Foto: Wagner Gusmão (2019)

Na mesma nota, a prefeitura diz ter recebido apoio dos ‘presidentes das três associações dos blocos carnavalescos da cidade’. Mangaratiba também cancelou os festejos, sem anunciar nova data este ano para as comemorações.

Yemanjá — Também por causa do aumento de contaminações pelo coronavírus, o Ilè Asé Omí Làrè Iyá Sagbá e a Ojú Obá produção cultural, entidades organizadoras da Festa de Yemonjá em Paraty, decidiram pelo cancelamento do evento previsto para os dias 5 e 6 de fevereiro.

— A Festa de Yemonjá é uma manifestação cultural popular afro-brasileira com saberes e fazeres peculiares, que por meio de sua prática simbolizada nas comidas, nas celebrações e demais atividades, resiste como uma identidade cultural dos povos de matriz africana. Em 2022, sua 10ª edição entrou para o Calendário Turístico e Cultural oficial do município e toda sua produção estava sendo realizada desde o final de 2021 — informaram os organizadores.

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é o único jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante e de qualidade aos nosso leitores. Assine o Tribuna Livre e fortaleça o nosso trabalho. Para saber como assinar, clique aqui.

Leia mais:

http://br918.teste.website/~tribu449/paraty-lanca-calendario-de-eventos-para-2022-com-reveillon-e-carnaval/

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome