O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulga nesta segunda-feira, 8, Dia Internacional da Mulher, o resultado de um estudo feito pela coordenadora de Igualdade de Gênero do Instituto, Natália Fontoura, intitulado ‘Mulheres e trabalhos: avanços e continuidades’. O estudo trata das desigualdades no mercado de trabalho e nos rendimentos e do papel das políticas públicas de igualdade de gênero.

Apesar de ocuparem cada vez mais postos no mercado de trabalho, as mulheres ainda são responsáveis pela maior parte dos trabalhos em casa. As mudanças nos arranjos familiares, com mais mulheres chefes de família, o tempo médio de estudo das mulheres, que já é superior ao dos homens, e o percentual crescente de mulheres que entram no mercado de trabalho são algumas das principais mudanças registradas entre 1998 e 2008.
 
Apesar disso, o estudo mostra que praticamente nada mudou com relação ao trabalho doméstico no que diz respeito à distribuição dos afazeres entre homens e mulheres. Em vez de uma divisão mais igual no trabalho em casa, há a delegação das tarefas às trabalhadoras domésticas, em sua maioria mulheres e negras. O estudo será apresentado a partir das 10h, em Brasília (DF).
 
Mais informações no site www.ipea.gov.br

Siga o Tribuna Livre no twitter: www.twitter.com/tribunalivre

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome