Saneamento é principal preocupação dos moradores do Abraão | Foto: Wagner Gusmão/PMAR

O programa Comunidades de Angra (PCA) passou pela Vila do Abraão, na Ilha Grande, na semana passada. Durante três dias, os técnicos ouviram dos moradores os muitos pedidos da localidade. Os pedidos se transformarão em compromissos do município com políticas públicas assertivas. Ao menos 130 pedidos foram feitos e o campeão de reivindicações foi o saneamento básico.

De acordo com a prefeitura, o PCA ouviu 126 moradores. Na noite da quarta-feira, 8, a população participou de uma reunião e elencou como prioridades o saneamento básico; a reforma do posto de saúde; a necessidade de uma ambulancha fixa na vila; a atuação de médicos especialistas; a construção de uma nova escola municipal; melhoria na segurança pública; ações de educação ambiental; instalação de banheiros públicos; fiscalização de construção civil e o ordenamento turístico. 

Prioridades dos moradores da Vila do Abraão, na Ilha Grande | Foto: Reprodução

— A agenda do Comunidades de Angra na Ilha Grande, inicialmente na Vila do Abraão, foi muito importante. A atuação da equipe durante três dias na comunidade, conversando com o morador, dando voz a ele por meio de uma escuta espontânea, estreitou a relação da comunidade com a gestão municipal — avaliou o gestor do PCA, Heraldo França.

Como não possui orçamento próprio, a iniciativa coordenada pelo secretário de Governo de Angra, Cláudio Ferreti, depende de interação com as secretarias da prefeitura. Depois de elencar as prioridades, o programa voltará ao bairro com um plano de ação e investimentos imediatos que poderão ser tornados efetivos pela prefeitura. O Comunidades de Angra já ouviu quase 2 mil moradores em diversos bairros e segue agenda em outras comunidades do continente. 

PRÓXIMAS AGENDAS DO PCA
13 e 14 de novembro – 1ª fase do PCA no Morro da Cruz
9h30 às 15h30, próximo à E.M. Francisco Pereira Rocha

14 de novembro – 3ª fase do PCA na Banqueta
18h30, no Salão de Festa do Paraíba

16 de novembro – 3ª fase do PCA no Morro do Carmo
18h30, próximo à E.M. Regina Célia