Quem tem rede social já deve ter esbarrado em algum momento com o vídeo batizado de ‘Meme do Caixão’. O hit ‘Astronomia’ está num vídeo em que profissionais contratados para acompanhar enterros na África dançam com um caixão. A montagem tem milhões de reproduções. E aproveitando a canção, músicos da Orquestra Filarmônica Pequenina Calixto, de Paraty, lançaram uma versão erudita. A ideia foi do grupo de alunos, conduzidos pelo maestro Weslem Daniel.

— A ideia era fazer uma ‘brincadeira’ e uma experiência com trilha sonora/música que é o tema do meme. Este meme recebeu interpretações diversas ( ‘se não se cuidar vai morrer e vamos dançar com seu caixão’) e foi utilizado em inúmeras figurinhas e gifs mas ele vem de um ritual que ‘comemora’ a morte como uma passagem — explica a coordenadora da Associação Parceiros da Educação, Einara Fernandes.

A Orquestra Filarmônica Pequenina Calixto (OFPC) é uma ação do projeto Parceiros da Educação/RJ, patrocinada pelo Instituto Humanize, com apoio da prefeitura local, por meio da secretaria de Educação, e de uma comissão de famílias pela sustentabilidade do projeto.

Gravar o ‘meme do caixão’ foi um produto das aulas e dos estudos à distância incentivados pelo maestro Weslem (foto), por professores, estudantes e por suas famílias. Cada integrante gravou a sua parte no isolamento e o conteúdo foi reunido depois, em formato de live, montado por Weslem e pelo também maestro Vinicius Lozada. A canção está no canal da Orquestra no Youtube e pode ser vista neste link.

— Foi nossa primeira experiência com memes. Valeu pelo impacto, foi nosso vídeo mais visualizado com mais de 1200 acessos… mas é um sucesso passageiro né? Embora o vídeo tenha ficado lindo, muito bem feito, vamos analisar com os estudantes se vale a pena seguir esta tendência. — diz Einara.

A Orquestra da Pequenina surgiu em 2013 com apenas 15 estudantes, hoje já são 60 jovens músicos, meninos e meninas que mostram força, garra e muito talento quando têm a oportunidade. O projeto proporciona aulas teóricas e práticas de música no contraturno escolar aos estudantes da escola Pequenina Calixto, a maior da cidade, alcançando estudantes do 6º ao 9º ano.

O maestro Weslem está à frente dos jovens desde 2017. Para ele, desde que surgiu a orquestra, muita coisa boa aconteceu, inclusive viagens, grandes apresentações e aprendizado. A Orquestra se transformou, ele diz, numa grande família.

— Aos poucos fomos crescendo, descobrindo os talentos que estão lá, saindo para apresentações externas e não paramos mais nem agora com a pandemia, pois estamos fazendo aulas à distância — explica o maestro.

Publicado antes na edição impressa do Tribuna Livre (nº 282)

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é o único jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante e de qualidade aos nosso leitores. Assine o Tribuna Livre e fortaleça o nosso trabalho. Para saber como assinar, clique aqui.

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome