Designer da Ecojoias esteve no stand da Azimut no Rio Boat | Foto: Divulgação

O reaproveitamento de materiais, a reciclagem e a preocupação com o meio ambiente ganharam espaço durante o Rio Boat Show 2023, com várias iniciativas nestas áreas recebendo a atenção de empresas e expositores durante o evento. A Azimut Yachts, por exemplo, decidiu apoiar projetos de reaproveitamento de materiais, um deles inclusive com apoio da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Em parceria com a marca ‘Bem Leve’, de água mineral e de coco, a Azimut Yachts fez a coleta de embalagens para reuso. A ‘Bem Leve’ envasa seus produtos com embalagens de matéria prima sustentável. Durante o Boat Show no Rio, todo o resíduo deste tipo utilizado no stand da Azimut foi coletado nos nove dias de evento, reunindo mais de mil embalagens, aproximadamente 70 quilos de resíduos. As embalagens foram destinadas a dois projetos: Beleza Negra e Ecojoias.

O Beleza Negra é uma iniciativa do edital de incentivo à cultura do governo do estado do Rio, com apoio da UFF, e promove oficinas técnicas de acessórios afros produzidos por mulheres que aprendem a profissão. Os polos da cidade do Rio, Angra dos Reis e Cabo Frio foram contemplados com esses resíduos que se tornarão matéria prima para a produção desses acessórios. A autora da iniciativa ‘Beleza Negra’, Thatiane Castelo Branco, ressaltou a importância da ação.

— Somos um pingo no oceano, mas estou lisonjeada de empresas como a Azimut e a Bem Leve, serem parceiras desse projeto que tanto nos orgulha. Muitas mulheres aprendem o ofício de fazer acessórios e passam a ter sua independência financeira, transformam suas vidas e seus destinos a partir disso — afirmou a curadora cultural.

Já a designer Carol Barreto, da marca Ecojoias, também recebeu parte do material e esteve no stand da Azimut para conhecer a empresa e presentear algumas colaboradoras.

— Sempre fui preocupada com o meio ambiente e em 2005 nasceu minha marca. Reutilizando o plástico de embalagens como as de shampoo e amaciante, que deram vida a joias e acessórios leves, coloridos e sustentáveis. Em 2005, pouco se falava sobre consumo consciente, economia circular e a popularização do novo luxo, feito de materiais produzidos a partir de resíduos ainda não tinha ganho força no Brasil. Vamos fazer um acessório inédito para a Azimut com essas embalagens que foram doadas para a marca. Estou extremamente feliz com tantas possibilidades e conhecer essa iniciativa da Azimut me enche de esperança — afirmou ela.

A Azimut lidera ainda um projeto de reaproveitamento de retalhos de couro e tecido que é inédito na marca e que reafirma um compromisso com a sustentabilidade, utilizando recortes de couro em perfeito estado que não poderiam ser utilizados na produção das embarcações e são transformados em itens úteis como bolsas, tags de mala, porta óculos, porta copos, chaveiros e itens de escritório como pastas e mouse pads. Ressignificando esses materiais, a Azimut demonstra seu empenho em uma economia circular e um futuro mais sustentável.

— O conceito de falar em peças de impacto positivo, produzidas a partir de resíduos como plástico, papel e alumínio que têm grande impacto em sua extração, traz para discussão o conceito de economia circular, pautado por quebrar os padrões de descartar, e tem sido uma pauta importante para nossa empresa, é também um convite para o empreendedorismo. Ter apoiado essa pequena ação no Boat Show já nos enche de orgulho — afirmou a coordenadora de marketing da Azimut, Michelle Boschetti.

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