
O Sindicato dos Metalúrgicos de Angra dos Reis divulgou na sexta-feira, 19, o resultado da votação da proposta do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2026/27. A consulta mobilizou centenas de trabalhadores da categoria, que participaram do processo de decisão sobre os rumos das negociações coletivas para o próximo período. Este ano a votação do acordo ocorreu em urnas, substituindo a tradicional votação por aclamação, que era objeto de pressão e assédio moral de setores dirigentes do estaleiro.
De acordo com o sindicato, 4.839 trabalhadores compareceram para votar. Do total de votos, 2.830 foram favoráveis à proposta de acordo, enquanto 1.973 se posicionaram contrariamente. Também foram contabilizados 23 votos em branco e 13 votos nulos. Com a maioria dos votos favoráveis, a proposta foi aprovada. O resultado foi considerado satisfatório pela liderança sindical e poupou a categoria de esgarçar o movimento em greves ou paralisações.
Os metalúrgicos de Angra terão reajuste salarial de 4,11%, correspondente à reposição integral da inflação medida pelo INPC. Além do reajuste, o acordo prevê aumento de 12,5% no tíquete-alimentação, que passará dos atuais R$ 800 para R$ 900 mensais. Os trabalhadores também receberão um bônus de R$ 1.400, dividido em duas parcelas: a primeira será paga junto ao salário de julho e a segunda no pagamento de dezembro.
De acordo com os termos aprovados, serão mantidos os critérios de absenteísmo (faltas) e proporcionalidade já adotados anteriormente, assim como todas as cláusulas do acordo coletivo vigente. O Sindicato dos Metalúrgicos destacou que o resultado da votação reforça a participação da categoria nas decisões coletivas e consolida mais uma etapa das negociações trabalhistas.
TRIBUNA LIVRE: JORNALISMO SÉRIO. O TEMPO TODO
Ainda não segue o canal do Tribuna Livre? Acompanhe aqui no WhatsApp






