Acusado foi transferido para Casa de Custódia de Volta Redonda | Foto: Reprodução

O homem detido nesta quarta-feira, 3, em Paraty, sob a acusação de calúnia e difamação por meio de redes sociais foi transferido para a Casa de Custódia de Volta Redonda. O caso tem ampla repercussão no município já que envolve diretamente o prefeito da cidade, Luciano Vidal (MDB), vítima das postagens difamatórias.

De acordo com a Polícia Civil, Julio Cesar Maia, 41, foi detido por agentes da 167ª DP (Paraty), sob comando do delegado Dr. Marcello Russo, após reiterar os ataques. O delegado gravou um vídeo em suas redes sociais explicando a tipificação dos crimes. Julio Maia já teria outras nove anotações de reiteração criminosa na conduta dos ataques em postagens nas redes sociais. Ele também responderia a um inquérito em função de um homicídio ocorrido em 2017.

Os crimes de calúnia (art. 138); difamação (art.139) e injúria (art. 140) são tipificados no Código Penal e, explicou o delegado, têm a sua gravidade triplicada quando ocorrem em redes sociais como o Facebook, por exemplo.

Delegado de Paraty, Marcello Russo, fala sobre crime de calúnia na Internet

O registro da ocorrência de prisão foi feito na delegacia de Paraty (RO: 167-1333/2022). Julio Maia não resistiu à detenção e foi encontrado em casa, após a primeira diligência da Polícia em seu local de trabalho ter sido infrutífera. Ele imediatamente acionou um advogado para acompanhar os procedimentos iniciais da prisão.

Em suas redes sociais, o prefeito Luciano Vidal também comentou a ocorrência que, para ele, serve de alerta para o uso equilibrado da liberdade de crítica.

Prefeito Vidal disse que prisão serve de alerta | Foto: Reprodução

— Espero que esta prisão sirva de exemplo para aqueles que acham que podem usar a injúria, a calúnia e a difamação como armas políticas. Da mesma forma, também estão sujeitas à ação da Polícia aquelas pessoas que compartilham impunemente estes conteúdos. Criticar, cobrar, falar sobre a administração pública é parte da democracia e este é um valor que respeito muito. Mas isso não significa que qualquer cidadão possa colocar em risco a minha vida e as de meus familiares com um discurso de ódio nas redes sociais — afirmou o prefeito.

Fotos: Reprodução

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é o único jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante e de qualidade aos nossos leitores. Assine o Tribuna Livre e fortaleça o nosso trabalho. Para saber como assinar, clique aqui.

Leia também:

http://br918.teste.website/~tribu449/politicos-de-paraty-vivem-onda-de-fakenews-e-ameacas/

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome