Um aporte de R$ 15 bilhões do Fundo da Marinha Mercante vai garantir ao menos quatro novos estaleiros navais na próxima década. Na sexta-feira, 18, foi aprovada a construção de dois novos estaleiros de grande porte na Bahia, um em Alagoas (do grupo Eisa) e um no Ceará (Promar Ceará). Serão destinados outros R$ 4,32 bilhões para o financiamento da construção e modernização de estaleiros.
Entre os parques industriais que tiveram prioridade para investimentos em reformas e ampliação estão o Wilson Sons, o estaleiro Atlântico Sul (PE) e o Corema.

Durante a reunião do conselho do FMM, o secretário-executivo do ministério dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, anunciou ainda que o Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou taxas de juros diferenciadas para os financiamentos com recursos do Fundo da Marinha Mercante. O percentual de juros será menor para os contratos que garantirem maior índice de conteúdo nacional.

Para embarcações de carga com 65% ou mais de conteúdo nacional, os itens fabricados no país terão juros de 2% a 4,5% ao ano e o financiamento atingirá até 90% desses itens. Para os itens importados, os juros vão de variar entre 3% a 6%. No caso das embarcações de carga, cujo conteúdo nacional fique abaixo de 65%, o CMN manteve a taxa com variação de 2% a 4,5%, mas os itens importados passaram a ter juros de 4% a 7%, com cobertura de crédito de até 70%.

As embarcações de apoio marítimo com mínimo de 60% de conteúdo nacional terão juros de 2% a 4,5% e cobertura de 90% da operação, no caso de itens fabricados no Brasil. Para os importados, as taxas vão de 3% a 6% e a cobertura será de 70% dos itens. As condições de financiamento para embarcações de apoio marítimo com conteúdo nacional abaixo de 60% terão, para os itens importados, taxas de juros de 4% a 7% ao ano e cobertura de 60% desses itens.

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