Copos retornáveis serão vendidos por R$ 10 | Foto: Divulgação/PMAR

A partir de hoje, 8, na Vila do Abraão, quando começa o Festival de Música e Ecologia da Ilha Grande uma série de ações contra a poluição pelo plástico será oferecida aos visitantes e participantes do evento. Uma delas será o conceito do ‘copo eco’, uma inovação para substituir os tradicionais (e poluentes) copos descartáveis. O copo do Festival, feito de polipropileno sustentável, é retornável e 100% reciclável após a duração de sua vida útil. A iniciativa é da secretaria especial da Ilha Grande.

— A Ilha Grande tem muito a ganhar com o ‘copo eco’. Ele vai diminuir significativamente o quantitativo de lixo gerado durante o Festival. Os vendedores autorizados do evento assinaram um termo de compromisso para disponibilizarem somente o copo ecológico e não poderão distribuir copos descartáveis feitos de plástico ou outros materiais não recicláveis — explicou Carlos Kazuo, secretário executivo da Ilha Grande.

Um estande vai vender os copos por R$ 10. O produto foi personalizado com o mapa da Ilha e informações sobre práticas de substituição de copos descartáveis de plástico, de origem sintética ou não biodegradáveis, por copos reaproveitáveis.

Depois do evento, o copo poderá ser devolvido no mesmo estande e o valor ressarcido. Quem não quiser devolver, poderá levá-lo como recordação do festival.

— Ninguém será obrigado comprar o copo. Quem quiser, poderá levar um copo que não seja descartável, sem problemas. Nosso objetivo é sensibilizar as pessoas, para ir mudando a mentalidade sobre a importância da conscientização ambiental e contra a cultura do descartável — complementou Kazuo.

Lixo — Pensando no acúmulo de lixo gerado pelo evento, a secretaria da Ilha Grande terá apoio da Brigada Mirim Ecológica no recolhimento de latas e colocou um número maior de cestos de lixo e bituqueiras nas proximidades do evento e nas praias. Além de pratos e copos descartáveis, as barracas também não poderão vender produtos em garrafas de vidro, por questões de segurança.

Foto: Divulgação

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é o único jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante e de qualidade aos nosso leitores. Assine o Tribuna Livre e fortaleça o nosso trabalho. Para saber como assinar, clique aqui.

Leia também:

http://br918.teste.website/~tribu449/ilha-grande-se-prepara-para-a-volta-festival-de-musica-e-ecologia/

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome