De hoje, quarta-feira, 28, até 8 de setembro, acontece o Festival de Inverno VR, evento que vai unir cultura e gastronomia. A programação inclui música, teatro, folclore, poesia, exposição e circuito cultural nos bairros, além de oficinas gastronômicas, artísticas e culturais.
A abertura do festival será efetuada hoje, no Hotel-Escola Bela Vista, às 19h, com degustação de cachaças artesanais e música ao vivo com Rogério Valente Quinteto, apresentando um repertório de jazz, músicas autorais e MPB – entrada gratuita.
O gerente-geral da Fundação CSN, André Leonardi, afirma que a ideia é apresentar uma programação plural, priorizando mostrar ao público o multiculturalismo da cidade.
– A iniciativa nasceu da união dos conceitos de dois eventos que foram sucesso de público em Volta Redonda: o ‘Projeto Inverno Cultural’ e o ‘Festival Gastronômico de Volta Redonda’ – explica André.
A secretária de Cultura de Volta Redonda, Aline Ribeiro, explica que o formato do festival vai evidenciar o potencial cultural, gastronômico e turístico do município.
– Queremos incluir Volta Redonda no calendário dos grandes festivais de cultura e gastronomia da Região Sul Fluminense – afirma a secretária.
O Festival de Inverno VR vai levar música para toda cidade, principalmente para as praças que concentram bares e restaurantes. Entre os destaques da programação estão as bandas 14 Bis, Mistureba, Figurótico, Samba do Abacateiro, Quinteto Vera Cruz, Bloco de Maracatu Pedra Sonora, Coletivo Nosso Novo Som e Ingoma. O Projeto Garoto Cidadão, da Fundação CSN, vai se apresentar com a orquestra e o coro da unidade de Congonhas (MG), o Grupo de Tambores de Aço, de Volta Redonda, e o Grupo de Metais de Itaguaí (RJ).
Para movimentar ainda mais o festival, foi criado o Passaporte Gastronômico, um circuito entre bares e restaurantes. O público vai contar com promoções nos estabelecimentos participantes com o valor fixo de R$ 20, 00 e ainda concorrer a sorteios de prêmios até 4 de setembro. A programação completa está disponível no site festivaldeinvernovr.com.br.
O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, acredita que o Festival de Inverno VR vai movimentar a economia do município e mostrar o potencial gastronômico e artístico da cidade.
– Serão doze dias de programação que devem atrair a população de Volta Redonda e pessoas das cidades vizinhas, confirmando que somos um polo gastronômico e cultural na região – declara o prefeito.
Fotos: reprodução
Para assinar o Tribuna Livre, clique aqui.