De 11 a 14 de setembro, a maior feira de educação e carreira do Sul do Estado desembarca mais uma vez em Volta Redonda. Marcada para ocorrer no horário das 9h às 21h, na Ilha São João, a 3ª edição da Feira de Educação e Carreira (FEC) será novamente gratuita, e vai oferecer novidades aos visitantes por meio de atividades interativas e mudanças na estrutura do evento.

Realizada pela Associação Comercial Industrial e Agropastoril de Volta Redonda (Aciap-VR), a feira conta com o apoio da prefeitura municipal, Senac, Ministério da Economia, Museu da Vida e Sicredi. Em 2018, foram 67 instituições de ensino, 54 expositores, 20 patrocinadores e aproximadamente 15 mil visitantes de mais de 29 cidades e mais de 100 atrações entre palestras, oficinas, apresentações musicais e culturais.

De acordo com o subsecretário municipal de Educação, Leandro Flores, o objetivo da feira é estimular a empregabilidade, o desenvolvimento de carreira, a produção de conhecimento, o pensamento crítico, criativo e inovador e, também, o espírito empreendedor.

– Teremos atividades voltadas para alunos dos ensinos Médio e Técnico, universitários, professores, profissionais de mercado e entusiastas da área – explica o subsecretário municipal de Educação.

Neste ano, os visitantes encontrarão estandes das maiores instituições de ensino da região com cursos de graduação e especialização, empresas divulgando oportunidades profissionais e programas de estágio e trainee, além de cursos profissionalizantes, consultorias de RH e Coaching, agência de intercâmbio e escolas de idiomas, entre outros expositores.

A diversão também estará garantida com a presença da Arena Experiência Games, que retorna ao evento com jogos eletrônicos e de tabuleiro, gerando interação e entretenimento aos visitantes.

Prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva afirmou que, além de servir como mais uma oportunidade para os jovens ampliarem seus conhecimentos, a 3ª Feira Educação e Carreira é um sucesso em toda a região.

– A educação tem recebido investimentos em todas as áreas. Serão quatro dias para o público conferir conteúdos sobre práticas empreendedoras e desenvolvimento pessoal e profissional – resume o prefeito.

 

Dia D: inclusão e fortalecimento no início da feira

 

Na quarta-feira, dia de abertura da Feira Educação e Carreira, o Ministério da Economia vai realizar o Dia D, uma ação voltada à inclusão profissional de pessoas com deficiência e cidadãos reabilitados do INSS. O objetivo é fortalecer as políticas de empregabilidade para esse público, aproximando empresas e trabalhadores.

– O Dia D neste ano acontece dentro da Feira Educação e Carreira. É uma alegria enorme receber o evento, pois a feira também tem essa pegada da inclusão. Com essa ação, mais do que obedecer a Lei de Cotas, as empresas têm a oportunidade, do ponto de vista social, de oportunizar a independência e a inclusão dessas pessoas. Além disso, a ação busca dar melhor atenção e orientação àqueles que possuem habilidades, independente do tipo de deficiência, aproximando-os do mercado de trabalho – explica Leandro.

A feira contará também com o Caminhão Ciência Móvel, do Museu da Vida da Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz), que já visitou diversas cidades do país. Além disso, haverá uma Feira do Livro com títulos a partir de R$ 5,00, o Espaço Maker, que trará oficinas práticas de Tecnologia e Robótica, e o Espaço Cultural, que apresentará um festival de dança inédito, entre outras atividades.

A programação ainda conta com palestras, oficinas, minicursos e também uma praça de alimentação, além de espaços para os momentos de descanso, integração e network dos participantes. A programação completa e a orientação para inscrição nas atividades previstas podem ser conferidas no site www.feiraeducacaoecarreira.com.br.  Não é necessária inscrição prévia, porém, há limite de visitantes – é recomendado chegar com antecedência para garantir a vaga. Mais informações pelo telefone (24) 3347-2999.

 

 

 

Fotos: Secom VR

Para assinar o Tribuna Livre, clique aqui.

 

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome