A região no entorno das usinas nucleares de Angra terá uma nova edição do Exercício Geral de Resposta à Emergência Nuclear nos dias 30 e 31 de outubro (quarta e quinta-feira). O objetivo da operação, que envolve civis e militares além de parte da população da cidade, é avaliar a eficácia dos Planos de Emergência para o caso de acidente real, podendo identificar pontos vulneráveis e aperfeiçoar os procedimentos de atendimento. O grande exercício de emergência é feito a cada dois anos, com a mobilização de aeronaves, veículos e até de embarcações. A movimentação de militares, por sinal, está chamando a atenção.

Durante o exercício estão previstas ações de remoção de voluntários residentes no entorno da Central Nuclear. As sirenes do Plano de Emergência Externo também serão acionadas. As Forças Armadas e organizações federais, estaduais e municipais organizarão o deslocamento de automóveis e de pedestres. Todo o exercício é monitorado pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen), a quem cabe a avaliação das condições de segurança das usinas e do seu entorno, incluindo a população.

Está prevista a instalação de dos chamados hospitais de campanha (foto) na região do Parque Mambucaba e outro na Japuíba. Estes pontos estarão disponíveis no dia para que a população realize consultas médicas de diferentes especialidades (veja abaixo).

Desde 1996 são realizados exercícios de resposta a emergência na Central Nuclear. Em anos ímpares, ocorrem os exercícios gerais, que treinam a estrutura de forma completa. Em anos pares, ocorrem os exercícios parciais, focados nos pontos onde são identificadas a necessidade de treinamento e aperfeiçoamento.

A população não de se assustar com a mobilização, inclusive o tráfego de veículos de emergência, que será normal nos dias do Exercício.

Hospitais de campanha já estão em funcionamento

Os dois hospitais de campanha que participarão do Exercício já estão montados e em funcionamento, 24 horas por dia até esta quinta-feira, 31, no Balneário, na região central da cidade, e até sexta-feira (1º), às 16h, no Parque Mambucaba. Os hospitais administrados pelas Forças Armadas oferece pronto atendimento médico em emergência, além de demandas das unidades de saúde do Quarto Distrito e as que são reguladas pela central de agendamento da secretaria de Saúde.

O hospital de campanha da Marinha está no Estádio Municipal (foto) e nesta unidade serão oferecidas 80 vagas de psiquiatria para pacientes regulados pela central de agendamento da secretaria de Saúde; 120 vagas de cardiologia, também reguladas; 450 vagas para clínico geral, para pacientes agendados pelas unidades do Saúde da Família que estão sem médicos; 120 de urologia, agendados pela regulação; 80 para ginecologista, para as demandas do Saúde da Família do Quarto Distrito e 160 vagas de odontologia, para as demandas do Quarto Distrito. Também serão oferecidos exames de ultrassonografia e ecocardiogramas.

O hospital de campanha do Exército está no Parque Mambucaba. Serão oferecidas 20 vagas por dia para clínico geral e 16 vagas diárias de pediatria, para as demandas dos postos Saúde da Família de toda cidade. 64 vagas para dermatologia e 64 de cardiologia serão destinadas para a demanda da secretaria de Saúde. Além disso, serão oferecidos 14 exames diários de USG de vias urinárias, no total de 64 exames e 120 vagas de odontologia, ambas para atender demandas de toda cidade.

  • Fotos: Divulgação / PMAR

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é o único jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante e de qualidade aos nosso leitores. Assine o Tribuna Livre e fortaleça o nosso trabalho. Para saber como assinar, clique aqui.

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome