Na semana em que o mundo lembrou o massacre que deu origem ao Dia Internacional da Mulher, eventos marcaram a passagem da data em Angra dos Reis. Aliás, um mês inteiro de atividades marcará a data. A programação oficial da prefeitura foi aberta na manhã do dia 8 com palestras e na noite do mesmo dia, a Câmara Municipal de vereadores realizou sessão solene comemorativa para agraciar algumas personalidades femininas com a medalha do mérito Benedita Maria da Guia Jorge, criada em homenagem à primeira vereadora da cidade.

Na ocasião, o presidente da Câmara, vereador Zé Augusto (PMDB), passou a condução da noite para a vereadora Jane Veiga (PMDB), vice-presidente da Comissão Permanente dos Direitos da Mulher. Também foram concedidos assentos na Mesa Diretora às vereadoras Titi Brasil (PMDB)
e Luciana Valverde (PMDB). Zé Augusto lembrou que esta é a maior representação proporcional das mulheres no legislativo angrense em toda História.

– Nossa Câmara é um exemplo de quebra de barreiras. Elegemos três mulheres e isso nos orgulha muito. É muito bacana e eu tenho muito orgulho de estar fazendo parte desta Casa – disse.

A última vez que a Câmara teve três mulheres foi na legislatura 2001-04, quando Lia e Neuza Nardelli (ambas então do PT) e a ex-vereadora Vilma dos Santos (PRB) dividiram a bancada. Nesta época eram 17 parlamentares.  Em toda História de Angra, a cidade teve 11 vereadoras (Didi Jorge, Irene Jordão, Maria Helena Vargas, Lia Aguiar, Neuza Nardelli, Vilma dos Santos, Conceição Rabha, Cássia Caldellas e as três da legislatura atual).

A titular da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM) de Angra, Ana Carla Rodrigues Moura, foi a palestrante da noite e falou sobre seu engajamento na proteção dos direitos femininos.

Na continuação da programação da prefeitura, no sábado, 11, houve várias atividades na praia do Anil, no Centro, com esporte, atividades físicas, oficinas e orientações de saúde. A programação completa continua até o final do mês.

Os eventos da prefeitura são coordenados pela secretaria de Cidadania e Assistência Social, cuja titular é a advogada Célia Jordão, primeira-dama do município.

Fotos: Divulgação

GOSTOU DESTE TEXTO?

Assine o jornal Tribuna Livre e receba em casa a nossa edição impressa. Veja como assinar em http://www.tribunalivreangra.com.br/novotribuna/assine/

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome