O governador do Rio, Wilson Witzel (PSC), não veio a Angra dos Reis como prometido, mas, por videoconferência, anunciou ontem, 23, novas medidas para enfrentar a criminalidade na cidade. Diante do prefeito angrense, Fernando Jordão (MDB), deputados estaduais e vereadores, Witzel confirmou a intenção de instalar três Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) no município, beneficiando exatamente as comunidades que hoje mais sofrem com a ação de marginais e facções criminosas. Os bairros Camorim Grande, Frade e Belém serão os beneficiados com o reforço no policiamento. As UPP’s fixam os policiais militares na comunidade e aumentam a vigilância e a sensação de segurança. Para Fernando Jordão foi um grande aceno do Estado na luta que vinha sendo travada solitariamente pelo município, com ações como a compra de viaturas, instalação de câmeras de monitoramento, implantação do Disque-denúncia Angra e a contratação de policiais para o policiamento ostensivo.
De acordo com Witzel, em relato aos participantes da reunião, entre eles os secretários de Estado da Polícia Civil e da Polícia Militar, as UPP’s de Angra dos Reis não terão apenas a função de policiamento, podendo atuar também como reforço em projetos sociais nestas áreas. As UPP’s de Angra serão as primeiras no interior do Estado, fora da região metropolitana e Baixada Fluminense. A prefeitura de Angra dos Reis vai apoiar o projeto.
— Estamos projetando um novo modelo para as UPPs, com foco também nos serviços sociais para a população. As unidades de Angra dos Reis serão as primeiras instaladas com esse conceito — afirmou o governador.
Os locais exatos para a construção das unidades ainda não foram definidos. A secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Fernanda Titonel, disse que a orientação do governador é para que seja resgatada não apenas a segurança em cada área, mas os atendimentos na área de direitos humanos com foco na juventude, emprego e renda para que as comunidades possam inserir pessoas no mercado de trabalho e afastá-las do crime. Para trabalhar nas UPPs, Angra dos Reis receberá mais 120 policiais. A meta é abrir as Unidades já em janeiro do ano que vem.
Batalhão — Além da criação das novas áreas de policiamento, o Estado iniciou uma discussão para transferir a sede do 33º Batalhão da PM, de Mambucaba para a região central. O 33º BPM cuida do policiamento não apenas de Angra dos Reis mas também das cidades de Mangaratiba, Paraty e Rio Claro. Vereadores presentes ao encontro de segurança demonstraram preocupação de que a retirada do Batalhão de Mambucaba represente risco para a comunidade. O Governo do Estado, porém, garantiu que a área não ficará desprotegida.
— A retirada do Batalhão (daquela área) é estratégica, a partir do momento em que há a necessidade da ampliação do policiamento ostensivo. Mas não vamos deixar o Parque Mambucaba sem policiamento, haverá um reforço lá também. A estrutura que existe lá ficará com uma Companhia — adiantou o coronel PM Figueredo, secretário de Estado da Polícia Militar.
Completando a série de anúncios feitos ontem, 23, o governo estadual também confirmou a vinda de um veículo blindado (‘caveirão’) para a cidade, destinado a ações ostensivas e o início de um treinamento para que os próprios policiais militares possam efetuar o registro de ocorrências sem que seja necessário irem até a delegacia. Com isso os policiais permanecerão mais tempo nos seus locais de policiamento.
Com informações da assessoria de imprensa da prefeitura de Angra.
Fotos: Anderson Tavares/PMAR
APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é o único jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante e de qualidade aos nosso leitores. Assine o Tribuna Livre e fortaleça o nosso trabalho. Para saber como assinar, clique aqui.
Leia também:
http://br918.teste.website/~tribu449/video-do-governador-acoes-seguranca-angra/