Segurança em imóveis deve ser reforçada em feriados | Foto: Agência Brasil

No feriado deste 15 de novembro e em outras ocasiões do ano, algumas dicas práticas são fundamentais para garantir a segurança de condomínios e residências, evitando surpresas desagradáveis para quem for viajar. Nos casos de condomínios, recomenda-se aos síndicos inspecionarem os sistemas de segurança e circuito de câmera.

O especialista em segurança patrimonial Vinícius Freitas afirma que é importante verificar o funcionamento de tudo para garantir a segurança no período em que muitos imóveis ficam vazios. Segundo o especialista, se houver contrato com empresas de segurança, as rondas devem ser intensificadas nesse período.

— Fique atento também ao que ocorre nas imediações do condomínio. Carros parados por longos períodos, pessoas estranhas vistas com frequência na região ou qualquer outra situação deve ser comunicada imediatamente à segurança e à polícia — explica ele.

Freitas listou uma série de cuidados para ajudar na segurança dos viajantes. Segundo o especialista, um dos primeiros sinais percebidos pelos ladrões são as luzes acesas. Quando ficam dia e noite ligadas, dão sinal de casa vazia. Neste caso, é melhor deixar as luzes apagadas ou optar por sensores que acendem ao escurecer.

Veja abaixo os principais cuidados que se deve ter ao sair de casa ou do condomínio:

– Avise somente ao síndico e ao zelador que vai viajar. Caso você precise deixar a chave da residência com alguém que irá ao condomínio, deixe avisado também.
– Não deixe chaves de apartamentos na portaria. Se acontecer algum incidente, ela pode parar nas mãos de assaltantes.
– Feche todas as janelas e tranque as portas da unidade.
– Desligue o gás e verifique que todas as torneiras estejam fechadas, assim como objetos eletrônicos desligados da tomada.
– Deixe com alguém da administração ou vizinho um telefone para contatos de emergência.

TRIBUNA LIVRE: JORNALISMO SÉRIO. O TEMPO TODO
Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine a edição impressa neste link ou participe de nosso canal de mensagens no Whatsapp.