Escolas voltarão a receber alunos no dia 25 | Foto: PMAR

Recolocar Angra dos Reis em posição de destaque no Estado e ter o melhor índice de educação básica da Costa Verde até 2024. Estas são as duas principais metas, entre outras, a que se dedica o atual secretário municipal de Educação, Paulo Fortunato de Abreu, que assumiu o cargo em janeiro a convite do prefeito Fernando Jordão (MDB). A volta às aulas em sistema híbrido a partir do dia 9 de agosto é uma das etapas deste caminho de volta aos melhores índices e resultados.

— A missão que o prefeito me deu foi a de melhorar nossos resultados e também fortalecer as áreas de inovação e tecnologia. A rede de educação de Angra sempre foi uma referência para o interior. Durante um período ela deixou de ser mas, claro, tem todas as condições de voltar a ser este farol para a região — acredita o secretário.

Há mais de um ano as 76 escolas da rede estão sem aulas por causa da pandemia do coronavírus. Por isso a volta segura de estudantes e professores ao trabalho é fundamental para o início do trabalho de valorização da educação pública na cidade. Nos últimos anos, a educação passou ao largo dos investimentos da prefeitura e em pelo menos três ocasiões sequer o valor mínimo foi investido.

O secretário Paulo admite, porém, que o processo de volta ao topo não é simples. Para assegurar somente a volta às aulas, ele coordenou discussões de todos os tipos, inclusive com os sindicatos de servidores e professores, que desejam garantir condições sanitárias adequadas para evitar a disseminação do coronavírus. Esta segurança é a prioridade, garante a secretaria de Educação.

— O retorno das atividades presenciais observará três parâmetros: a queda nos índices de doentes; o avanço da vacinação regular na população e o sucesso da vacinação para os professores e demais profissionais de educação, que no nosso município alcançou 97% — explicou ele.

As aulas voltarão em sistema híbrido, com 50% da capacidade em dias alternados. Quinzenalmente os números serão avaliados e o índice de presença poderá ser ampliado ou reduzido. Serão 2h30 de atividades presenciais na primeira semana de aulas. Só a partir da 5ª semana, o horário poderá ser ampliado para o período normal. As escolas terão equipes de sanitização completas e todos os equipamentos de proteção tanto para alunos como para os professores. Fortunato diz que a decisão de reabrir as escolas é mais do que acertada neste momento.

O secretário de Educação, Paulo Fortunato de Abreu

— Precisamos do envolvimento do pais. Primeiro que confiem na escola, depois que conversem com os diretores e professores. Além disso, que continuem observando, fora da escola, todas as medidas de proteção contra o vírus. Isso é importante para garantir este retorno sem ocorrências — solicita o secretário.

Avanços — Desde janeiro em Angra, após uma passagem pela secretaria de Estado de Educação, inclusive como titular por um período, Fortunato enumera já uma série de conquistas dos primeiros seis meses de gestão em Angra, com destaque para a convocação de dezenas de professores concursados, corrigindo um déficit que já durava quase 10 anos; e a elaboração dos cadernos de conteúdo e do canal de vídeo-aulas ‘Nas ondas da Educação’, que já disponibilizou mais de 400 vídeos para os estudantes e teve mais de 450 mil visualizações desde então. Os materiais são elaborados e gravados pelos próprios docentes, em parcerias que envolvem a TV da Câmara Municipal e a TV Alerj.

Fortunato também está corrigindo uma queixa herdada do período anterior de gestão que era exatamente a falta de diálogo com o setor. Nos primeiros seis meses, segundo ele, todas as entidades, grupos de pais e de profissionais que procuraram a secretaria, foram atendidos e tiveram seus pleitos e solicitações avaliadas.

— Ninguém que tenha nos procurado deixou de ser recebido. Tive reuniões com todos e regularmente com o Ministério Público para tratar, por exemplo, da busca ativa de alunos — disse ele em entrevista exclusiva ao Tribuna Livre na sede da secretaria.

Angra assina Termo de Ajuste para assegurar volta segura às aulas

A prefeitura de Angra dos Reis assinou nesta terça-feira, 3, um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) entre o município e o Ministério Público para a garantia da volta segura às aulas presenciais a partir de 9 de agosto.

TAC foi assinado na sede do governo municipal

— Angra dos Reis foi um dos poucos municípios que se propôs a assinar o TAC com o MP, que compreende basicamente o que a secretaria de Educação já tinha estipulado como medidas de segurança para o retorno das aulas presenciais — afirmou o promotor de justiça Leonardo Canonico Neto.

Fotos: Divulgação / PMAR

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é o único jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante e de qualidade aos nosso leitores. Assine o Tribuna Livre e fortaleça o nosso trabalho. Para saber como assinar, clique aqui.

Leia também:

http://br918.teste.website/~tribu449/educacao-paraty-ideb/

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome