Atividade pedagógica faz parte do calendário letivo da Secretaria de Estado de Educação. | Foto: Divulgação Seeduc-RJ

Em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência na Escola, celebrado em 7 de abril, escolas da rede estadual do Rio de Janeiro estão promovendo diversas ações de conscientização ao longo do mês. A iniciativa faz parte do calendário da Secretaria de Estado de Educação (Seeduc-RJ) e tem como objetivo incentivar a cultura de paz nas 1.233 unidades escolares do estado.

No Colégio Estadual Infante Dom Henrique, em Copacabana, alunos participaram de debates e produziram murais temáticos sobre o tema. Luís Henrique, estudante da 2ª série do Ensino Médio, destacou a importância da abordagem: — Essas atividades mostram o que não devemos fazer. O bullying infelizmente está presente em muitos lugares, inclusive nas escolas — disse o aluno.

Outras unidades também aderiram às ações. Em Itaguaí, na Baixada Fluminense, o Colégio Estadual Ney Cidade promoveu uma roda de conversa e uma palestra com psicólogos sobre ansiedade e saúde mental. Já no Colégio Estadual 2º Tenente BM Sérgio Rodrigues da Silva, em Cordeiro, está prevista para acontecer hoje, quinta-feira, 10, uma palestra com profissionais da área de psicologia e assistência social.

Como reforço às medidas preventivas, a Seeduc disponibilizou às escolas a ferramenta Registro de Violência Escolar (RVE), por meio da plataforma Conexão Educação. O sistema permite o registro de situações de conflito ou risco e integra o Plano de Ações Integradas de Segurança e Cultura de Paz nas Escolas (SegPaz), que envolve órgãos como as polícias Civil e Militar e o Conselho Tutelar.

Além disso, está em andamento um estudo socioemocional em parceria com a Funrio, voltado para o mapeamento das necessidades psicológicas da comunidade escolar. A pesquisa é realizada em 750 escolas com o apoio de psicólogos, assistentes sociais e pesquisadores, que atuam nos 92 municípios do estado por meio do projeto Edubem.

TRIBUNA LIVRE: JORNALISMO SÉRIO. O TEMPO TODO
Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine a edição impressa neste link ou participe de nosso canal de mensagens no Whatsapp.