Um dos principais polos de pesca do Estado do Rio e berço político do atual ministro da secretaria nacional de Aquicultura e Pesca, Angra dos Reis recebe a visita do próprio nesta sexta-feira, 18. Luiz Sérgio (PT), que está no cargo desde maio deste ano, estará na cidade para a assinatura de dois convênios, no valor total de R$ 325 mil, celebrados com a Prefeitura de Angra dos Reis, para o desenvolvimento da aquicultura na Baía da Ilha Grande.

O primeiro convênio prevê a criação de uma unidade de produção do peixe bijupirá com 10 tanques de 452 metros cúbicos com capacidade para produzir até 36 toneladas do pescado por ano. O projeto inclui ainda a capacitação dos produtores da Baía da Ilha Grande para o manejo da espécie. 

O outro convênio visa aumentar em até 300% a produção de coquilles de Saint-Jacques (vieiras) na região através da aquisição de equipamentos necessários ao cultivo e assistência técnica para os produtores. Ambos os convênios serão desenvolvidos em parceria com a Associação de Maricultores da Baía da Ilha Grande (AMBIG). A produção dos maricultores da cidade é alvo de queixas que recaem sobretudo sobre o Instituto IED-BIg, mantido com recursos da Eletronuclear e da Petrobras.

Após a assinatura dos convênios, marcada para às 10h30, na Casa Larangeiras, será realizada a abertura do “Encontro Geral do Projeto Gestão da Pesca e Aquicultura na Baia da Ilha Grande”, com a apresentação de estudo realizado entre os anos 2010/2011 através de parceria do Ministério com o Núcleo de Solidariedade Técnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Soltec/UFRJ) e a Fundação Instituto da Pesca do Estado do Rio (Fiperj). Desenvolvido com recursos de emenda parlamentar do então deputado Luiz Sérgio, o estudo fez um diagnóstico completo da atividade pesqueira e aquícola da região de Angra e Paraty, identificando oportunidades e necessidades para o desenvolvimento da pesca e da aquicultura na Baía da Ilha Grande.

Em Angra, o ministro poderá participar ainda, da cerimônia de inauguração dos novos apartamentos do Condomínio vertical da ‘Pousada da Glória’, marcada para a tarde do mesmo dia. A agenda extra, porém, não está confirmada.

Com informações da assessoria de comunicação do Ministério da Pesca.

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome