A Eletronuclear confirmou em nota que cabos de cobre que estavam estocados na área da empresa em Angra foram furtados. O caso está sendo investigado pela 166ª DP (Angra) após registro de ocorrência feito pela empresa. A ocorrência foi registrada pela empresa no dia 2 de outubro, quando funcionários observaram que a quantidade de cabos estava ‘abaixo do normal’. A Divisão de Segurança da Eletronuclear, responsável pela administração das usinas, foi acionada para lidar com a situação. A empresa afirma que nenhum maquinário deixou de funcionar apesar do furto destes materiais.
O blog da jornalista Tânia Malheiros revelou a ocorrência na segunda-feira, dia 6. Segundo ela, no boletim de ocorrência registrado na delegacia, o furto ocorreu numa área conhecida como ‘Fukushima’, no morro do Urubu, onde há um local de armazenamento de diversos tipos de cabos elétricos. Foi constatado que ‘vários carretéis de cabos haviam sofrido redução na quantidade de material’. Além disso, na sala de uma empreiteira que atua no local, teriam sido encontrados pedaços de cabos descascados, escondidos em embalagens de papelão. As informações foram repassadas à Polícia.
As usinas de Angra 1 e Angra 2 estão desligadas para a troca de combustível. Em nota, a Eletronuclear também afirma que vai ‘reforçar’ as medidas de segurança no interior de sua área de responsabilidade.
APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é um jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine o Tribuna Livre neste link e fortaleça nosso trabalho.