Eletronuclear apoia revisão de plano de manejo da Estação de Tamoios

0
211

Encontros de discussão reuniram vários técnicos e a sociedade | Foto: Divulgação/Eletronuclear

A Eletronuclear participou, na semana passada, de reunião para a revisão do Plano de Manejo da Estação Ecológica de Tamoios (Esec), em Angra dos Reis. O encontro ocorreu durante toda a semana, com a presença de diversas entidades como Ibama, ICMBio, Inea/RJ e outros órgãos interessados na promoção da conservação ambiental da região. A Esec Tamoios é uma das áreas de proteção ambiental que circundam a área industrial das usinas nucleares de Angra.

O Plano de Manejo, como é chamado, é um documento técnico que reúne informações sobre a unidade de conservação ambiental e as normas que deverão proteger os usos e manejos dos recursos naturais de uma área representativa da Mata Atlântica, fauna terrestre e marinha na baía da Ilha Grande, cujo território alcança áreas nos municípios de Paraty e Angra.

— Esse instrumento foi elaborado com recursos da compensação ambiental da Eletronuclear, a partir das condicionantes estabelecidas pelo Ibama para a licença de construção da usina nuclear Angra 2. Já o processo de liberação das obras de Angra 3 financia a revisão do documento. Trata-se de um esforço para apoiar o monitoramento ambiental nas localidades de influência da empresa no âmbito da competência da Estação Ecológica de Tamoios — explica o chefe da assessoria de Licenciamento Nuclear e Ambiental da Eletronuclear, Paulo Gonçalves.

Pescadores locais, empresas, prefeituras, entre outros setores também participam do evento. Todas as camadas da sociedade são chamadas a participarem da preservação da natureza na área da Esec e em toda a Costa Verde fluminense.

O Plano de Manejo vigente foi publicado em 2006, mas desde 2020 os relatórios de gestão apontam para a necessidade de revisão. Esse trabalho é orientado por um roteiro metodológico do ICMBio e é coordenado pela equipe do Núcleo de Gestão Integrada ICMBio Paraty. A revisão é acompanhada pelo conselho da unidade de conservação, que formou um grupo de trabalho específico para esta função.

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é um jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine o Tribuna Livre neste link e fortaleça nosso trabalho.

Leia mais: