O governador do Rio, Cláudio Castro (PL) | Foto: Agência Brasil

Com número de eleitores indecisos ou decididos a não votar em ninguém ainda na casa de um terço do eleitorado (25%), o governador Cláudio Castro (PL) e o deputado federal Marcelo Freixo (PSB) aparecem polarizando a disputa ao Governo do Rio na eleição deste ano e em ‘empate’ técnico de acordo com a pesquisa do Instituto Ideia, contratada e publicada pela revista Exame na semana passada. Na simulação estimulada Castro e Freixo aparecem com 24% e 23% das intenções de voto. O empate técnico ocorre em virtude da margem de erro da pesquisa, que é de três pontos percentuais.

Atrás de Castro e Freixo, surgem os ex-prefeitos Marcelo Crivella (Republicanos), do Rio, com 10% e Rodrigo Neves (PDT), de Niterói, com 8%. Brancos, nulos e eleitores que não votariam em ninguém respondem juntos por 25%. Os demais candidatos mais bem colocados são Felipe Santa Cruz (PSD), com 3%; Emir Larangeira (PMB), Cyro Garcia (PSTU) e Paulo Ganime (Novo), com 2% cada um.

Como é provável que Marcelo Crivella não participe da disputa, o instituto também avaliou o cenário sem o ex-prefeito, obtendo novo empate, com Castro (29%) também à frente de Freixo (25%). Neves vai a 10% e Santa Cruz mantém os mesmos 3% de intenções.

O deputado Marcelo Freixo, do PSB | Foto: Divulgação

Teto — A pouco mais de 100 dias da eleição, Cláudio Castro e Freixo ainda não bateram no teto das intenções de voto. Como há tendência de ‘nacionalizar’ a disputa, os dois contam com seus cabos eleitorais principais para subirem na cotação do eleitorado. O governador que busca a reeleição terá apoio do presidente Jair Bolsonaro (PL) e Freixo contará com a força de Lula (PT). O ex-presidente petista lidera as intenções de voto no Estado e pode ajudar o deputado federal a chegar melhor ao segundo turno. Na simulações de segundo turno neste momento, Cláudio Castro bate Freixo por uma diferença de seis pontos percentuais, no limite da margem de erro.

A aliança em torno de Freixo, no entanto, ainda tem o desafio de unificar a disputa ao Senado, hoje dividida entre candidatos do PSB e do PT, e também a de garantir um vice ‘à direita’ do candidato. Entre as apostas estão o nome do ex-prefeito carioca César Maia (PSDB), que já teve aval de seu partido para perfilar ao lado do ex-adversário.

A pesquisa da revista Exame foi a primeira do Instituto Ideia para o governo do Rio em 2022. Mil pessoas foram ouvidas entre os dias 10 e 15 de junho por telefone. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral com o número RJ-02458/2022.

Fotos: Agência Brasil

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é o único jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante e de qualidade aos leitores. Assine o Tribuna Livre e fortaleça o nosso trabalho. Para saber como assinar, clique aqui.

Leia mais:

http://br918.teste.website/~tribu449/eleicoes-2022-pesquisa-aponta-lula-como-o-grande-eleitor-no-rio-de-janeiro/

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome