A secretaria de Educação de Angra deu início este mês ao programa ‘Avançar’, uma iniciativa com oficinas de reforço escolar para alunos com níveis de aprendizagem baixos ou muito baixos. O programa foca em 800 estudantes do 6º ao 9º anos de 18 unidades de ensino ano que enfrentam desafios em alfabetização e matemática. A meta é auxiliá-los a superarem as defasagens na aprendizagem.
De acordo com a prefeitura, o ‘Avançar’ tem a colaboração de 12 professores de língua portuguesa e nove de matemática, abrangendo um total de 31 turmas de leiturização e 22 turmas de matemática. As oficinas de reforço ocorrerão no contraturno escolar, ou seja, após ou antes do horário escolar regular do aluno, no turno da manhã ou da tarde. Os alunos destas oficinas de reforço foram selecionados com base na análise dos resultados mais recentes do Sistema de Avaliação da própria secretaria. A seleção identificou os estudantes que mais necessitam de apoio.
— A secretaria de Educação está comprometida em oferecer uma educação de qualidade e para isso está proporcionando oportunidades para que todos os estudantes alcancem seu potencial máximo. O ‘Avançar’ é um passo significativo em direção a este objetivo, visando aprimorar as competências acadêmicas e fortalecer o sucesso dos alunos em nossa comunidade educacional — explica o secretário de Educação, Paulo Fortunato.
Os professores que participam do programa estão passando por formação especial com a equipe técnica da secretaria, onde recebem orientações sobre a metodologia de ensino do programa e sugestões de atividades para serem aplicadas nas turmas.
— É um desafio muito interessante e gratificante fazer parte da equipe. Nossa missão é auxiliar os alunos da rede que enfrentam mais dificuldades. Nas oficinas de reforço escolar, utilizaremos um material próprio repleto de metodologias inovadoras, incluindo jogos didáticos. Esse comprometimento com o desenvolvimento intelectual de todos os alunos da rede evidencia que estamos seguindo na direção certa, pois isso é um dos pilares para avançarmos ainda mais na educação municipal de nossas crianças — disse o professor Marco Lima, em depoimento à equipe de comunicação da prefeitura angrense.
APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é um jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine o Tribuna Livre neste link e fortaleça nosso trabalho.