O prefeito angrense participou da entrega dos primeiros tablets | Foto: Divulgação/PMAR

A prefeitura de Angra recomeçou na semana passada, a entrega de tablets para os estudantes da rede pública municipal, agora com acesso assegurado à Internet, por meio de chips. Na primeira etapa, serão entregues 6 mil aparelhos para alunos do 5º e do 9º ano apenas. Estas séries farão a Prova Brasil, do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), para aferir o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

— Estamos em um ano de Ideb e por isso queremos motivar os alunos em busca da melhoria da qualidade de nossa rede. Os tablets retornam com novidades, como a conectividade à Internet, para que os alunos possam ter mais possibilidades de estudo. Os tablets agora também contam com um aplicativo que proporciona mais segurança, impedindo o acesso a conteúdos impróprios, para manutenção da dignidade moral e física dos alunos — explicou o atual secretário de Educação de Angra, Paulo Fortunato.

Na cerimônia de entrega dos primeiros 102 aparelhos, secretários municipais comentaram a iniciativa. O secretário de Governo, Cláudio Ferreti, afirmou que a segurança na navegação permitirá melhorar o foco dos estudantes na educação.

— A segurança que está sendo implantada, por meio de um aplicativo, vai proporcionar mais controle, para um acesso somente a conteúdos pedagógicos. Com o uso dos tablets para fins pedagógicos, o futuro dessas crianças no mercado de trabalho será de maiores oportunidades — explicou Ferreti.

Com a ferramenta instalada, será possível acompanhar o consumo de dados e de SMS, controlar o uso de aplicativos e sites, aplicar políticas de bloqueio e segurança e monitorar a localização dos dispositivos, primando pelo uso consciente da Internet. O uso pedagógico dos tablets é um componente curricular de tecnologia e educação desenvolvido pela equipe da secretaria de Educação.

Desde 2022, o tablet educacional é uma ferramenta muito usada pelos alunos da rede pública municipal de Angra dos Reis para realização de estudos e pesquisas. Este ano, somente aplicativos e jogos educativos poderão ser baixados nas plataformas de download

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é um jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine o Tribuna Livre neste link e fortaleça nosso trabalho.

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome