Mais de mil estudantes do 9º ano de 18 unidades escolares da rede municipal de ensino de Angra participaram do primeiro Simuladão Saeb na cidade, realizado no estádio municipal Jair Toscano de Brito, no Balneário. A prova aplicada pela secretaria de Educação visa preparar os alunos para o exame nacional do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que ocorrerá de 23 de outubro a 10 de novembro e medirá o desempenho das prefeituras no Índice da Educação Básica (Ideb). O objetivo da prefeitura é melhorar a pontuação de Angra no índice.
— Este simulado visa engajr os estudantes na prova Saeb. No exame local eles tiveram a oportunidade de experimentar situações similares às que encontrarão no dia da aplicação nacional. Queremos que eles entendam a responsabilidade de realizar a prova com muita seriedade e consciência para que alavanquemos ainda mais a educação do município — explica Maria Verônica Ferreira, superintendente de Educação do município.
Na abertura do evento houve uma sessão de dicas de Língua Portuguesa e de Matemática. Os alunos tiveram um intervalo para um lanche e receberam orientações para o simulado. Foram duas horas para concluir a prova com 16 questões de Língua Portuguesa e 16 de Matemática, todas de múltipla escolha. Na avaliação do secretário Paulo Fortunato, a iniciativa valeu a pena.
— O treinamento de hoje, com o fornecimento de dicas pelos nossos professores e com a realização de um simulado, será importantíssimo para que esses alunos tenham um excelente desempenho no Saeb. Nosso objetivo é elevar cada vez mais a proficiência da rede municipal de ensino de Angra — frisou o secretário de Educação.
O que é o Saeb — O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é um conjunto de avaliações externas em larga escala que permite a realização de um diagnóstico da educação básica e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante. Por meio de testes e questionários, aplicados a cada dois anos na rede pública, o Saeb reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelos estudantes avaliados.
As médias de desempenho dos estudantes, apuradas no Saeb, juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono, apuradas no Censo Escolar, farão parte do futuro Ideb do município (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).
APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é um jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine o Tribuna Livre neste link e fortaleça nosso trabalho.
Leia mais: