A coluna Drops Político registra bastidores da política na Costa Verde

Os últimos dias da pré-campanha pelo governo do Rio vão se revelando mais animados que todo o modorrento período de articulações. Neste momento está por um triz a aliança do PT com Marcelo Freixo (PSB). À espreita está o ex-prefeito Rodrigo Neves (PDT). O PT espera reciprocidade dos socialistas na disputa ao Senado. É o destaque da semana na coluna ‘Drops Político’.

Petistas irritados
As vozes a favor de aliança com Rodrigo Neves no PT aliás, já nem são dissonantes. Os petistas estão irritados com a falta de postura de Freixo em garantir prioridade a André Ceciliano (PT) na chapa ao Senado. Tá certo que Ceciliano é um petista moderado, vá lá. Só que tem a seu favor o fato de não ter saído da legenda nem no auge da crise relacionada à prisão de Lula em 2018. Mesmo que a parceria com Freixo fique ‘no papel’, o petismo vai desembarcar de Freixo no primeiro turno.

Fincou o pé
Em entrevista exclusiva à rádio Costazul FM, o presidente da Assembleia Legislativa do Rio, André Ceciliano, disse esperar que o PSB cumpra o ‘acordo’ com os petistas para que ele seja o candidato prioritário ao Senado na chapa de Marcelo Freixo ao governo. O ‘acordo’ até o momento esbarra na disposição do deputado federal Alessandro Molon (PSB) de disputar o Senado na mesma vaga. Ceciliano disse que não volta atrás. Com os dois na disputa, quem se favorece é Romário (PL).

Juntos: Dudu lotou clube em favor de Célia | Foto: Divulgação

Mostrou força
O grupo liderado pelo vereador Dudu do Turismo (PSD) mostrou força em evento no meio da semana em favor da reeleição da deputada Célia Jordão (PL). A sede do Clube Comercial ficou lotada e as falas de todos reforçaram a importância da reeleição da primeira-dama angrense. Em reciprocidade, o governo mandou vários secretários ao evento dando também prestígio a Dudu. A aliança de Dudu e Célia vai bem.

Dobradinha de aço
O ex-presidente da Câmara de Volta Redonda, Nilton Alves ‘Neném’ (UB), lançou esta semana sua pré-candidatura a deputado federal. Na dobrada prioritária estará o ex-secretário de Ação Comunitária da cidade, Munir Francisco (PSD), irmão do prefeito Neto (UB).

Tutuca ao lado do prefeito Vidal | Foto: Divulgação

Tutuca recebe apoio de Vidal
Também vai bem a parceria entre o prefeito de Paraty, Luciano Vidal (MDB), e o deputado estadual Gustavo Tutuca (PP). Após evento de prestação de contas na cidade, Vidal não poupou elogios. Disse que Tutuca é um ‘parlamentar incansável’ e o ‘principal parceiro de Paraty’ na Assembleia Legislativa e junto ao governo do Estado. Vidal disse torcer para que esta parceria ‘possa ser renovada’. Agora é com os eleitores.

Nada se moveu
Nova pesquisa sobre a disputa ao governo do Rio mostra que pouco se moveu. Quase 40% não têm candidato ou pretende não votar em ninguém. Lula lidera intenção de voto para presidente e influencia num eventual segundo turno. Na dianteira seguem Castro e Freixo embolados. No segundo pelotão, destaque só para Rodrigo Neves mesmo.

Venissius marcando presença ao lado de Castro | Foto: Divulgação

Aliança fechada
Em maratona pelo Rio nos últimos dias da pré-campanha, Veníssius (Podemos) foi ao Rio de Janeiro para o lançamento da campanha à reeleição do deputado Jorge Felippe (Avante). Teve encontro com o governador Cláudio Castro e reforçou a parceria. No Rio, Veníssius aproveitou para reuniões na zona oeste e Baixada Fluminense. A meta da campanha é ter mais de 40 mil votos no Estado

Até dia 5 de agosto, todos os partidos devem realizar suas convenções.

(*) A coluna ‘Drops Político’ é publicada na edição impressa do jornal Tribuna Livre. | Parte deste conteúdo foi publicado na edição nº 355

Fotos: Divulgação

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é o único jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante e de qualidade aos nosso leitores. Assine o Tribuna Livre e fortaleça o nosso trabalho. Para saber como assinar, clique aqui.

Leia também:

http://br918.teste.website/~tribu449/eleicoes-2022-com-nomes-ja-descartados-pesquisa-da-vantagem-a-claudio-castro/

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome