(*) Atualizado em 29/07 às 20h44

Novidade em Angra
O PDT do Estado indicou a líder comunitária Lívia Oliveira, da Nova Angra, como pré-candidata a deputada federal. A jovem foi havia sido candidata a vereadora na eleição passada e parece estar animada com a nova possibilidade, aguardando a liberação do prazo para iniciar a campanha.

Revolução pelo voto?
O candidato do PSOL ao governo do Rio, o vereador Tarcísio Motta, fez evento em Angra para prestação de contas dos mandatos de seu partido, ao lado do deputado federal Chico Alencar, que disputará o Senado. Ao Tribuna Livre, Tarcísio disse que é possível driblar uma eventual falta de apoio parlamentar na Assembleia do Estado com uma ampla mobilização popular. Para quem conhece a política do Rio nos últimos anos, esta é uma tese difícil de provar. A entrevista completa de Motta, com participações de Chico (foto), estará na próxima edição impressa do Tribuna Livre, na semana que vem.

A favor de Angra 3
O ex-vice-prefeito de Angra, Essiomar Gomes, e o deputado federal Júlio Lopes (PP) fizeram um giro pela região esta semana. Visitaram Angra, Mangaratiba, Paraty e Rio Claro e conversaram com os prefeitos (menos com o angrense). Os dois também estiveram nas usinas nucleares e saíram de lá defendendo a conclusão de Angra 3 e as contrapartidas da Eletronuclear para os municípios.

Estatal radioativa
Por falar em Eletronuclear, talvez o presidente Michel Temer (MDB) não tenha tempo para realizar a reorganização da empresa, parte do processo de privatização da holding Eletrobras. Cada vez mais sobre a influência de militares, desenha-se no governo federal um modelo de estatal que reúna todas as empresas do setor nuclear. Neste modelo, a Eletronuclear, a INB (Resende) e a Nuclep (Itaguaí) ficariam abrigadas numa mesma empresa. O arranjo depende de aprovação do Congresso, claro.

Busca de apoio
Venissius Barbosa pediu a emissários que sondassem ao prefeito de Paraty, Casé Miranda (MDB), a respeito de apoio para sua campanha a deputado federal. Como o Tribuna Livre já revelou, Casé teria compromisso com pelo menos quatro outros candidatos, todos já deputados em Brasília. Mesmo assim teria se comprometido a ajudar o ex-secretário de Governo de Angra. A conferir.

Mobilização local
Veníssius, por sinal, mantém sua pré-campanha concentrada em Angra dos Reis nas últimas duas semanas, sempre com encontros para grupos de até 50 pessoas ou mais. Há alguns dias, os ex-vereadores Carlinhos Santo Antônio e seu filho Marco Santo Antônio organizaram uma destas reuniões para que o pré-candidato apresente-se à população. A força dos Santo Antônios no bairro impressiona. No Camorim (foto), quem convocou a população foi o ex-vereador Arquileu Gomes e seu filho André. A pré-candidata a deputada estadual Célia Jordão (PRP) passou a acompanhar Veníssius depois de uma agenda solteira no Norte do Estado.

Fernando Jordão
Caso o PT do Estado decida apoiar a campanha do ex-governador Anthony Garotinho (PRP) ao governo estadual, o prefeito angrense Fernando Jordão (MDB) manterá o apoio ao seu mais dileto aliado? Perguntar não ofende, embora a disposição do PT em marchar com Garotinho tenha perdido força nos últimos dias.

A maioria dos eleitores não sabe o que fazer sem Lula na disputa

Fotos: Reprodução/Facebook e Divulgação/Assessorias

Para assinar o Tribuna Livre, clique aqui.

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome