Com o objetivo de conscientizar comerciantes e toda a sociedade a respeito do mercado ilegal de produtos, o Disque Denúncia lançou na terça-feira, 30, a campanha “Vender produto ilegal é crime”.
O intuito da campanha, que foi lançada inicialmente nas redes sociais do programa, é alertar o público quanto às consequências de vender produtos contrabandeados ou roubados, assim como também incentivar a população a denunciar tais práticas ilegais, como depósitos e grandes revendedoras de produtos do tipo.
Somente em 2017, as perdas com esse crime somaram R$ 146 bilhões, de acordo com dados do Fórum Nacional Contra a Pirataria e a Ilegalidade (FNCP). O cigarro lidera o ranking dos produtos contrabandeados, com 67% do total.
Os produtos contrabandeados não pagam impostos e financiam o crime organizado, a milícia e os contraventores, gerando um grave impacto na economia e na segurança pública do Rio de Janeiro e de todo o Brasil. A Polícia Civil do Rio tem atuado efetivamente na apreensão de produtos ilegais, bem como na investigação e prisão dos responsáveis.
Caso qualquer cidadão conheça grandes revendedores ou até mesmo a localização de um depósito de produtos ilegais, deve denunciar através do telefone (21) 2253-1177 ou pelo aplicativo “Disque Denúncia RJ”, que deve ser baixado para que a denúncia seja efetuada, podendo a pessoa anexar, junto ao relato, fotos e vídeos.
Foto: reprodução