No último sábado, 21, quando foi comemorado em todo o país o Dia da Árvore, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) de Volta Redonda desenvolveu durante toda a semana diversas atividades ambientais com crianças, estudantes e um grupo da melhor idade, por meio de plantios de cerca de 50 mudas nativas da Mata Atlântica e visitas ao viveiro de mudas no Parque Municipal Natural Fazenda Santa Cecília do Ingá, no bairro Santa Cruz.

Segundo a SMMA, de janeiro a setembro já foram realizados o plantio de cerca de quatro mil mudas de espécies nativas da Mata Atlântica em diversos bairros, como Aterrado, Vila Americana, Santa Cruz, Volta Grande, Rodovia dos Metalúrgico e Radial Leste – no Aero Clube –, entre outros pontos.

O secretário de Meio Ambiente da cidade, Maurício Ruiz, destacou a importância da preservação ambiental e do programa de arborização urbana, que segue avançando no município.

– Volta Redonda está dando as mãos para todos aqueles que defendem e querem recuperar a Mata Atlântica do Vale do Paraíba, empenhados em proteger e também resgatar as nossas áreas verdes – diz o secretário.

O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, fez questão de citar o compromisso do governo municipal relacionado à construção de uma cidade cada vez mais verde.

– Estamos fazendo a nossa parte com a criação do Jardim Botânico Municipal na Ilha São João, o Vale dos Puris e com o plano de arborização urbana, que já atingiu cerca de quatro mil mudas plantadas. Seguimos dando as mãos aos ambientalistas na defesa do Meio Ambiente: estamos construindo uma cidade mais verde – declara o prefeito.

Nessa semana, estudantes de cinco e seis anos do Centro Educacional Tiradentes foram conhecer o Parque Natural do Ingá e a produção de mudas nativas do Viveiro Municipal. O grupo de convivência da Melhor Idade do Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) Candelária também esteve visitando o Parque Municipal na última quinta-feira, e a SMMA promoveu um plantio de 14 mudas de árvores nativas com os alunos do Colégio Estadual Rio Grande do Sul, dentro da área da escola.

Outro plantio de 28 mudas foi realizado na sexta-feira, 20, na parte da manhã, na área da Escola Técnica Pandiá Calógeras (ETPC) e na praça em frente à escola no bairro Sessenta. As mudas foram cedidas pela prefeitura e plantadas pelos estudantes, que promoveram um abraço às árvores. Na arborização estão sendo usadas mudas de Pau Brasil, Sibipiruna, Acácia, Ipê Amarelo, Ipê Branco, Pau D’alho, Embiroçu, Cereja do Rio Grande e Canela, entre outras. O secretário Mauricio Ruiz encerrou a atividade ambiental com uma palestra na escola sobre sustentabilidade e meio ambiente.

O diretor de Meio Ambiente da secretaria, Caio Couto, disse que a partir de outubro o grupo de plantio de mudas vai intensificar o programa de arborização urbana, já que a equipe está aumentando.

– Nós temos recebidos muitos pedidos das pessoas no aplicativo Fiscaliza VR e no projeto Ruas de Compras, onde participamos com uma tenda. São pedidos de plantio de mudas em ruas e praças. A pessoa se identifica, informa o endereço e o local onde deseja o plantio. A equipe da Secretaria de Meio Ambiente vai ao local com a muda correta, produzida no Viveiro do Parque Natural do Ingá, e faz o plantio – esclarece o diretor.

 

 

 

Fotos: divulgação / Secom VR

Para assinar o Tribuna Livre, clique aqui.

 

 

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome