Por iniciativa do deputado federal Áureo (SDD), a Câmara dos Deputados fará mais uma audiência pública para debater a construção da usina Angra 3, desta vez focada no cronograma de retomada das obras na central nuclear de Itaorna, em Angra.
A audiência ocorrerá no âmbito da Comissão de Controle e Avaliação da Câmara e deve abordar o que o deputado chama de ‘morosidade’ na retomada das obras da nova usina nuclear brasileira. Áureo pretende que sejam convocados o presidente da Eletronuclear, Leonan dos Santos Guimarães, e o novo ministro das Minas e Energia, Adolfo Sachsida. A discussão será já no próximo dia 15 de junho, às 17h, na sede do parlamento federal
Em sua justificativa para o evento, Áureo citou a importância da retomada da obra para concluir a unidade e reforçar a produção energética no país, além de sua importância, claro, para a empregabilidade da região. A construção da usina está parada desde 2015, na esteira da suspensão de contratos determinada pela operação Lava-Jato. O governo federal estima que ainda serão necessários mais R$ 14,8 bilhões para concluir a usina.
— Ali foi gasto dinheiro publico. E se não retomar logo, ficará ainda mais custoso para o Brasil. Desde 2015 parada e já várias datas de retomada foram anunciadas sem sucesso — justificou o deputado.
Os prefeitos de Angra, Fernando Jordão (PL), e de Paraty, Luciano Vidal (MDB) serão convidados para o encontro. Se retomada, a obra deverá gerar até 5 mil empregos diretos na fase de conclusão da obra civil.
Fotos: Divulgação
APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é o único jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante e de qualidade aos nossos leitores. Assine o Tribuna Livre neste link e fortaleça nosso trabalho.
Leia também:
http://br918.teste.website/~tribu449/cidades-fazem-conscientizacao-no-maio-amarelo/