Os consumidores atendidos pela distribuidora de energia elétrica Ampla Energia e Serviços S/A tiveram as tarifas reajustadas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). As novas tarifas entrarão em vigor a partir da próxima segunda-feira (15/03) e valem para 2,3 milhões de unidades consumidoras em 66 municípios do interior do Estado do Rio de Janeiro. Dentre os municípios atendidos pela empresa estão: Niterói, Teresópolis, Petrópolis, Angra dos Reis, Cabo Frio e Saquarema.

As novas tarifas já incorporam os efeitos da nova metodologia proposta no Termo Aditivo aprovado pela Aneel na reunião de diretoria do dia 2 de fevereiro deste ano.

Os reajustes (para baixo) serão de (-5,09%) para consumidores residenciais e numa faixa de (-0,96%) até (-7,50%) para a indústria.

Os percentuais aprovados de reajuste das distribuidoras refletem, entre outros fatores, a variação do IGP-M, índice previsto no contrato de concessão para mensurar a inflação no período e o aumento do custo de encargos do setor, como a Conta de Consumo de Combustíveis. No caso da Ampla, a redução dos custos de geração, especialmente no contrato com Itaipu, permitiu um índice negativo de reajuste.

Ao calcular os índices de reajuste, a Aneel considera a variação de custos que a empresa teve no decorrer do período de referência. A fórmula de cálculo inclui custos típicos da atividade de distribuição, sobre os quais incide o IGP-M, e outros custos que não acompanham necessariamente o índice inflacionário, como energia comprada de geradoras, encargos de transmissão e encargos setoriais.

Mais informações sobre os processos de reajustes tarifários podem ser consultadas no endereço eletrônico da Aneel (www.aneel.gov.br).

Com informações da assessoria de comunicação da Aneel

Siga o Tribuna Livre no twitter / www.twitter.com/tribunalivre

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome