Vinte operações estão previstas para quarta-feira (25) | Foto: Wagner Gusmão/PMAR

A partir desta segunda-feira, 26, cinco unidades de saúde de Angra passarão a contar com tendas de hidratação para atender aos pacientes com dengue que precisarem tomar soro na veia. As tendas serão instaladas no Hospital Municipal da Japuíba (HMJ) e nos Serviços de Pronto Atendimento (SPA’s) do Centro, Jacuecanga, Frade e Parque Mambucaba. Os novos espaços vão funcionar 24 horas e foram abertos depois de a cidade ultrapassar a marca de 2,5 mil casos suspeitos da doença desde janeiro.

Ao todo, 60 cadeiras de hidratação serão distribuídas entre as tendas, que terão médicos, enfermeiros e os insumos de hidratação para os pacientes. As tendas de hidratação também vão ajudar a aliviar a demanda nos SPA’s, que podem ficar sobrecarregados com pacientes de outros problemas de saúde.

— Estamos tomando todas as medidas essenciais para enfrentar a dengue e atender os pacientes da melhor maneira possível. Neste momento, o objetivo é reforçar os cuidados com quem precisa de hidratação intravenosa e desafogar os serviços de pronto atendimento — explica o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Ramos, médico que assumiu a pasta no início de fevereiro.

Com as tendas o secretário afirma que será possível oferecer atendimento humanizado e de qualidade sem afetar a estrutura das unidades de pronto atendimento. Caso seja confirmada a suspeita de dengue e haja a necessidade de hidratação intravenosa, o paciente será encaminhado para a tenda.

Após 2.566 casos suspeitos de dengue, 432 foram confirmados e outros 1.797 seguem em investigação. Não há morte confirmada pela doença mas 4 óbitos estão em investigação.

Em Angra, 86% dos focos do mosquito estão dentro das casas. Virar garrafas para baixo, remover os pratos dos vasos de planta, guardar pneus em ambientes cobertos, limpar as calhas, amarrar bem os sacos de lixo, manter a caixa d’água tampada e esvaziar recipientes de degelo em geladeiras são medidas que podem evitar a proliferação de mosquitos, inclusive os da espécie Aedes aegypti, que transmite a doença.

Sintomas — O primeiro sintoma de dengue costuma ser a febre alta, que dura de 2 a 7 dias. Outros são dor de cabeça, dores musculares, dor atrás dos olhos, mal-estar, falta de apetite e manchas vermelhas pelo corpo. Se algum desses sintomas aparecer, a orientação é ir à unidade de saúde mais próxima e, principalmente, não tomar remédio por conta própria em nenhuma hipótese, pois isso pode agravar o quadro da doença.

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre tem presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine a nossa edição impressa neste link e fortaleça o nosso trabalho.