Com aumento nos casos de dengue, Saúde estadual fará treinamento nas UPA’s

0
213

Desde o início do ano, foram registradas 1.256 mortes pela doença | Foto: Agência Brasil

A secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) dará treinamentos a médicos das Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s) e das emergências de hospitais para aperfeiçoar o diagnóstico clínico da dengue e aumentar as chances de recuperação mais rápida dos pacientes. A decisão ocorre após os números indicarem uma tendência de aumento no número de casos da doença no Rio de Janeiro.

— Em 2023, foram mais de 51 mil casos de dengue no estado do Rio, com 28 óbitos. Em 2024, até o momento, são cerca de 5 mil registros, números que estão acima do padrão esperado para o período. Reforçamos a importância do diagnóstico correto, para a percepção mais rápida dos sinais de alerta, evitando confundir a dengue com outras síndromes febris — ressaltou a secretária de estado de Saúde, Cláudia Mello.

A secretária convocou diretores e chefes de pediatria das unidades de emergência, além da coordenação das UPA’s estaduais para o anúncio das ações de treinamento. Ficou definido que todos os médicos dessas unidades passarão pelo treinamento. Além disso, a capacitação também será oferecida aos municípios, conforme regionalização planejada pela secretaria. Foi discutida ainda a organização para a ativação do Centro de Operações de Emergência (COE), caso necessário, assim como foi feito durante a pandemia de Covid-19.

Um dos pontos citados na reunião foi a adoção do protocolo do Ministério da Saúde para atendimento de casos suspeitos e o manejo adequado dos pacientes, cujo objetivo é evitar o agravamento das ocorrências e os óbitos. De acordo com a SES-RJ, durante a capacitação também será reforçado que o Laboratório Central Noel Nutels (Lacen-RJ) está apto a receber as amostras para a identificação dos sorotipos circulantes no estado.

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre tem presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine a nossa edição impressa neste link e fortaleça o nosso trabalho.