Apesar de algumas decepções, 2019 não foi um ano ruim. Para o turismo nacional, foi um ano em que foram plantadas sementes importantes para fortalecer a vinda de visitantes estrangeiros e também melhorar as condições para o turismo interno. Em Angra dos Reis, participei de algumas iniciativas de empresários com apoio da prefeitura e do Sebrae visando a valorização do setor e ao fato de que a população precisa se conscientizar da importância do turismo. A expressão #EuSouTurismo está aí para ser trabalhada em 2020. Aliás, o ano novo já começou, pelo menos no que diz respeito ao Carnaval em Angra. No Dia do Samba, no início de dezembro, recebi uma homenagem do bloco ‘Quarta Sem Lei’. A turma lá já está afinando os tamborins para a próxima folia. A todos os integrantes da diretoria e à comunidade envolvida, o meu muito obrigado pelo reconhecimento e parceria.
2020 será um grande ano, não tenho nenhuma dúvida. Tivemos uma temporada de grandes eventos na abertura do ano e depois virá a campanha eleitoral. Ano de decisões. Eu devo parte do que sou e o sucesso das minhas iniciativas
empresariais à cidade de Angra dos Reis. É o local que escolhi para trabalhar e para viver. Mais que tudo, torço muito por Angra, pelo seu sucesso e trabalho para isso. Agora, por iniciativa e aprovação da Câmara Municipal de Angra dos Reis, recebi o título de Cidadão Angrense Honorário. É um momento feliz e de realização para mim e minha família. Viva a nossa amada Angra!
O empenho por Angra dos Reis é real e dará bons frutos
Acompanhei como empresário e membro do Conselho Municipal de Turismo de Angra dos Reis, parte da visita de uma comitiva de representantes do governo federal ao município para avaliar as potencialidades turísticas e coletar informações para o desenvolvimento dos projetos já debatidos com empresários e o poder público desde agosto deste ano. Foi no início de novembro e minha impressão sobre a equipe que esteve em Angra e a seriedade do que estão fazendo é a melhor possível.
Já comentei aqui em outras ocasiões o quanto eu penso estarem dadas boas condições para o desenvolvimento deste setor. Temos um alinhamento único entre a União, o Governo do Estado e o município e a certeza de que este casamento vai dar certo. Já deu!
Este grupo que visitou Angra esteve em vários locais (foto) com técnicos do municípios e empresários do Angra e Ilha Grande Convention & Visitors Bureau. Todos os projetos mais importantes estão detalhados e já se conhecem inclusive os limites e alguns obstáculos. Dito isso é só esperar que as boas notícias virão porque o empenho é real e poderemos ver muitas realizações acontecerem em 2020.
__
(*) Dudu Miler é empresário do turismo náutico, com atuação nas cidades de Angra e Mangaratiba. É membro do Conselho municipal de Turismo de Angra dos Reis, vice-presidente do Angra e Ilha Grande Convention & Visitors Bureau (ACVB) e Amigo da Marinha.
- Fotos: Arquivo pessoal
Publicado antes nas edições impressas do Tribuna Livre (nºs 268/272)
APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é o único jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante e de qualidade aos nosso leitores. Assine o Tribuna Livre e fortaleça o nosso trabalho. Para saber como assinar, clique aqui.